0
0
0
s2sdefault

querencia cidade camara de vereadoresQUERÊNCIA - A rede elétrica de Querência recebeu em 2020 cerca de R$ 500 mil em investimentos para manutenção, modernização e expansão da rede. Foram realizadas podas de árvores, limpeza de faixa, troca de postes e de equipamentos na rede elétrica. As obras para expansão da rede foram realizadas para ligar vinte e cinco famílias à rede de distribuição de energia pelo programa Luz Para Todos, recebendo energia elétrica em seus imóveis pela primeira vez.
 A consequência dos investimentos de manutenção foi uma redução de 53% nas interrupções de energia entre janeiro e setembro, segundo dados da Energisa que são acompanhados pela agência reguladora. Em outubro, em virtude do período chuvoso e dos danos causados à rede pelos fortes ventos e raios, o número de ocorrências apresentou aumento. Outro ponto de atenção é a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo batidas em postes. Somente no mês passado, a Energisa substituiu seis postes por este motivo.
 Querência possui cerca de 8,5 mil clientes. Desses, 30% estão na zona rural. Para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, a Energisa realizou, além das manutenções planejadas, um pacote de obras para estabilizar a rede e permitir a chegada de novos clientes. A rede que atende o Município vinha de uma linha única que começava na subestação de Barra do Peixe, em Ribeirãozinho, com mais de 1100 quilômetros até chegar em Vila Rica.  Sem a duplicação de linha ou outros pontos de chegada da energia no Araguaia, os clientes sentiam mais oscilações e interrupções.
 Para mudar essa realidade, em 2015 a Energisa iniciou um pacote de obras para duplicação da rede. Com a rede de Distribuição de Alta Tensão duplicada, se um problema afeta uma das linhas, a outra da sustentação a necessária para que os clientes continuem a ter energia.  A duplicação começou em Barra do Garças e seguiu até Canarana. A subestação de Querência foi ampliada e uma nova foi construída em Espigão do Leste. A etapa final do plano que está em fase de conclusão é a entrega da Linha de Distribuição de Alta Tensão que vem de Santana do Araguaia no Pará até Vila Rica, estabelecendo mais um ponto de entrega de energia para a região. Os investimentos feitos no Araguaia nos últimos cinco anos ultrapassaram R$ 250 milhões. (Ascom)