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CUIABÁ - O INSS retomou o atendimento presencial no dia 14/09, abrindo apenas as agências que poderiam oferecer um atendimento seguro, tanto para o cidadão quanto para o servidor. Em Mato Grosso, nesse primeiro momento serão retomadas as agências de Cuiabá (Batista das Neves), Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Paranatinga, Mirassol D’ Oeste, Primavera do Leste, Rosário Oeste, Confresa, Sinop, Sorriso, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Colíder, Juara, Juína, Matupá, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Peixoto Azevedo, Conilza.
Foram priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Para os demais serviços que não estarão disponíveis de forma presencial, o INSS continua oferecendo mais de 90 serviços pelo aplicativo Meu INSS.
Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Vale lembrar que a antecipação do auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, continua em vigor para todas as localidades do país. Para requerer a antecipação do auxílio-doença sem necessidade de passar por perícia médica, o segurado deve enviar, pelo Meu INSS, o atestado médico e a declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. Após isso, o atestado passará por análise de conformidade pela perícia médica para concessão da antecipação, caso cumpridos seus requisitos.
Em Água Boa
A Agência de Água Boa continua com seu atendimento presencial suspenso nesta primeira fase, mas o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não é retomado, a fim de sanar as dúvidas dos cidadãos em relação a serviços e benefícios. O contato pode ser realizado através do Whatsapp 65 3928-1633. A agência também a disponibilizou a entrega de documentos por meio do serviço de Exigência Expressa, que consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o cidadão deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, para a conclusão da análise de seu requerimento. (Ascom)