Justiça concedeu liminar à Campileite suspendendo assembleia extraordinária do dia 06/03
Atualizada dia 07 mar 2022
CAMPINÁPOLIS – A Justiça de Campinápolis cancelou a assembleia geral extraordinária convocada por alguns associados da Campileite para acontecer neste domingo, 6 de março.
A Campileite acionou a justiça informando que a direção da cooperativa não recebeu pedido por parte dos associados, para convocar tal assembleia.
A parte autora alega que houve vício quanto ao edital de convocação da assembleia.
Também afirma que o Estatuto da Campileite reza que a convocação de assembleia só pode ocorrer pelo presidente, pelo conselho de administração ou conselho fiscal.
Os associados só têm direito a convocar a assembleia se os demais não o fizeram. Já o presidente da Campileite não convocou a assembleia, pois isso sequer foi solicitado pelos associados. Na ação a Campileite ressalta que podem ocorrer prejuízos à cooperativa, ainda mais diante da solicitação de destituição do atual quadro de membros da administração da mesma.
A liminar suspendendo a assembleia foi emitida em 04 de março, mas o mérito da ação segue tramitando. Foi designada audiência de conciliação para 19 de maio. Por esse motivo, a assembleia não ocorreu no domingo, 06 de março.
O assunto foi reportado ao Notícias Interativa somente hoje, segunda-feira (07/03)
Veja demais desdobramentos e repercussão da matéria abaixo...
========================
Atualizada dia 04 mar 2022CAMPINÁPOLIS - Associados da Campileite tornaram a emitir nota confirmando a realização de uma assembleia convocada por eles. O encontro está marcado para este domingo, 6 de março, às 10h no Salão Paroquial Católico da cidade.
No documento, o advogado Marcelo Batista de Faria disse que a assembleia geral extraordinária respeita o procedimento legal, com anuência de 1/5 dos sócios.
Afirma ainda que o presidente da Cooperativa não tem autorização legal para anular a convocação da assembleia, e que isso caberia apenas ao Poder Judiciário.
Veja documento em anexo.
============================
Atualizada dia 03 mar 2022 - 14h 20min
Campileite emite nota tornando nula convocação para assembleia
CAMPINÁPOLIS - O presidente da Campileite emitiu nota aos associados da Cooperativa de Produtores de Leite.
Jeovan Faria afirma que alguns produtores convocaram a assembleia, mas estariam equivocados na interpretação do Estatuto da entidade.
Faria afirmou que o associado pode pedir uma assembleia se isso comprovadamente não foi atendido pela cooperativa.
Destacou que até agora, tal solicitação nunca foi feita à Campileite.
O presidente da Cooperativa ressaltou ainda que um documento enviado por associados pontuava várias situações, sem a convocação da assembleia.
Documento enviado em 1º de fevereiro não continha 1/5 das assinaturas dos associados e não pedia a referida assembleia.
Jeovan Faria disse ainda que no requerimento apresentado, não consta o CPF ou o número de inscrição à Campileite, e portanto, fica impossível saber se realmente as assinaturas são de associados.
A direção da Cooperativa reitera que sempre fica à disposição dos associados e que a assembleia convocada para dia 6 de março, está em desacordo com as normas do Estatuto.
Portanto, Jeovan Faria afirma que tal assembleia se torna nula.
Veja em anexo os documentos enviados pela Campileite.
Abaixo, a matéria em que alguns associados convocam assembleia extraordinária.
Confira detalhes.
=============================
Sócios convocam assembleia da Campileite
CAMPINÁPOLIS – Associados da Campileite descontentes com os rumos da cooperativa solicitaram uma assembleia extraordinária para dia 06 de março, às 10hs no Salão Paroquial Católico da cidade.
Eles querem discutir com os associados da cooperativa, o preço pago ao produtor de leite. Os associados exigem tabela do CEPEA, já que o preço atualmente está abaixo desse patamar.
Outra proposta polêmica requer a destituição de todos os membros da administração e do conselho fiscal da Campileite. Os associados que estão à frente desse movimento querem uma renovação na cooperativa.
Outra reivindicação é de votação secreta para evitar perseguições. Recentemente, eles já fizeram reuniões para reivindicar aumento no preço pago ao produtor.
Segundo eles, em 2.021, os custos de produção como ração, insumos, medicamentos veterinários e combustíveis exigem um valor mais alto para o produto.
Nossa reportagem fez contato com a direção da Campileite que prometeu se manifestar nas próximas horas.
Veja documentos em anexo: https://noticiasinterativa.com.br/images/pdf/Assembleia_Geral_Extraordinria_-_N_1_-_2022.pdf