Campeão nacional de produtividade da soja colheu média de 126 sacas/hectare
SÃO PAULO – Finalmente foi conhecido o campeão nacional de produtividade de soja.
Enquanto no município de Água Boa, a produtividade média da safra fechou próximo a 60 sacas, a média nacional ficou próxima das 50 sacas por hectare.
Porém, no município de Pilar do Sul, interior paulista, o produtor rural Matheus Nunes Alves atingiu a média de 126 sacas de soja por hectare.
Ele utilizou a melhor tecnologia possível seguindo instruções de agrônomos. O sistema de plantio produtivo adotado é o plantio direto com rotação de culturas nos últimos três anos.
A fazenda vinha de 17 anos de cultivo de citros, mas por conta de problemas na cultura, o agricultor mudou para feijão, milho e aveia na safra 2019/20. Na temporada 2020/21, milho e trigo foram semeados.
Nesse ano, ele plantou soja e milho. Alves foi vencedor do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do Comitê Estratégico Soja Brasil. A propriedade onde o maior número de sacas foi colhida conta com 300 hectares, sendo 195 deles destinados à soja.
Trata-se da terceira geração da família Nunes, que iniciou na agricultura em 1960. A área auditada pelo Cesb na fazenda foi de 2,58 hectares. (Canal Rural/Inácio Roberto/Foto Canal Rural)