Safrinha em NX na reta final com boa produtividade; preço prejudica produtor
Atualizada dia 01 ago 23
NOVA XAVANTINA – A colheita da segunda safra está na reta final. Cerca de 75% das lavouras de milho safrinha foram colhidas no município.
A informação é do presidente do Sindicato Rural. Artemio Antonini disse que a produtividade média fica acima das 100m sacas por hectare.
As lavouras de gergelim também estão praticamente colhidas, com produtividade média acima de 500 quilos por hectare.
O algodão também apresenta bons resultados, com algumas lavouras chegando a colher mais de 300 arrobas por hectare.
A cultura do sorgo também apresentou boa rentabilidade chegando a 60 sacas por hectare. Apesar da boa colheita de segunda safra, os preços baixos atrapalham a lucratividade do setor. Antonini lembra que o produtor plantou com alto custo de investimento, enquanto que a receita está abaixo do esperado.
Foram semeados em Nova Xavantina 3 mil hectares com sorgo, 5.000 com gergelim, 4.000 com algodão e cerca de mil hectares com crotalária. O milho ocupou 15 mil hectares.
====================
Atualizada dia 13 jul 23
NOVA XAVANTINA – A colheita da segunda safra prossegue em Nova Xavantina. As primeiras lavouras de milho estão com ótima produtividade.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, a produtividade está acima de 100 sacas de milho por hectare. Artemio Antonini disse que cerca de 40% dos 15 mil hectares com milho já foram colhidos.
As lavouras de gergelim também apresentam boa produtividade inicial, atingindo cerca de 1.000 quilos por hectare. No final, espera-se uma produtividade média de 700 quilos por hectare. Cerca de 40% do gergelim já foi colhido.
As demais culturas também apresentam bons resultados, disse o ruralista. Foram semeados em Nova Xavantina 3 mil hectares com sorgo, 5.000 com gergelim, 4.000 com algodão e cerca de mil hectares com crotalária.
==================
Atualizada dia 05 jun 23
NOVA XAVANTINA – A situação das pastagens no município ainda não preocupa os pecuaristas.
A declaração é do presidente do Sindicato Rural. Artemio Antonini lembra que as chuvas foram boas até abril.
Em maio, algumas localidades também foram beneficiadas por pancadas de chuva, o que ajuda as pastagens.
Já a colheita do milho safrinha deve começar nos próximos dias. A expectativa é boa para a cultura do cereal.
Abaixo o histórico da safra e safrinha em Nova Xavantina.
====================
Atualizada dia 16 maio 23
NOVA XAVANTINA – O desenvolvimento das lavouras de segunda safra em Nova Xavantina está dentro do esperado.
O comentário é do presidente do Sindicato Rural. Artemio Antonini disse que o milho está em bom desenvolvimento, após as chuvas satisfatórias de abril.
Foram semeados 15 mil hectares com milho safrinha. O gergelim porém, está agora em fase de floração, pois foi plantado mais tarde, em função do atraso da soja primeira safra.
Por esse motivo, os produtores acreditam que o gergelim terá grande quebra de safra, já que as chuvas pararam. O algodão também ocupa área menor, mas está com excelente desenvolvimento.
Foram semeados 3 mil hectares com sorgo, 5.000 com gergelim, 4.000 com algodão e cerca de mil hectares com crotalária.
================
Atualizada dia 17 abr 23
NOVA XAVNATINA – A safra da soja está praticamente concluída em Nova Xavantina.
A informação é do presidente do Sindicato Rural. Artemio Antonini afirmou que a produtividade média fechou em 55 sacas de soja por hectare.
Foram plantados 75 mil hectares com a oleaginosa. A produção recorde chegou a 4 milhões 125 mil sacas, ou 248 mil toneladas.
Ao mesmo tempo para a segunda safra, os produtores reduziram a área de milho, que deve ter apenas 15 mil hectares.
Também foram semeados 3 mil hectares com sorgo, 5.000 com gergelim, 4.000 com algodão e cerca de mil hectares com crotalária.
===============
Atualizada dia 07 mar 23
NOVA XAVANTINA – Cerca de 25% das lavouras já foram colhidas com soja no município. A informação é do presidente do Sindicato Rural.
Artemio Antonini disse que dos 75 mil hectares com soja, as máquinas já passaram em 18 mil hectares.
A produtividade média apresenta em alguns talhões até 70 sacas por hectare. Mas em outros a produtividade é menor.
A colheita está atrasada em função do atraso na semeadura por conta do déficit hídrico no final do ano passado.
Artemio acredita que a safra fechará com média de até 58 sacas por hectare. O milho deverá ocupar até 20 mil hectares na segunda safra.
Já o gergelim ainda não tem área estimada pelos produtores.
=============
Atualizada dia 20 jan 23 NOVA XAVANTINA – A colheita da soja em Nova Xavantina está iniciando.
A informação é do presidente do Sindicato Rural.
Artemio Antonini disse que nos próximos dias os trabalhos de colheita serão acelerados.
Ele afirmou que o desenvolvimento das lavouras está a contento, apesar do déficit hídrico no ano passado, causando atraso no plantio.
Foram plantados cerca de 75 mil hectares com soja em Nova Xavantina.
O Sindicato Rural ainda não colheu dados precisos sobre o plantio do milho e do gergelim na safrinha.
===================
Atualizada dia 22 nov 22
NOVA XAVANTINA – Cerca de 25% das lavouras foram plantadas com soja em Nova Xavantina.
Alguns talhões de lavouras foram replantados por déficit hídrico. As chuvas seguem apenas esparsas e de pouca intensidade.
O presidente do Sindicato Rural, Artemio Antonini, disse que o plantio está atrasado e já vai prejudicar a safrinha futura.
A expectativa é de que sejam plantados 75 mil hectares com soja em Nova Xavantina.
===================
Publicado em outubro 22NOVA XAVANTINA – A primeira estimativa de intenção de plantio de soja em Nova Xavantina indica aumento de área para o próximo ciclo.
A informação é do presidente do Sindicato Rural.
Artemio Antonini disse que os produtores rurais deverão chegar a 75 mil hectares ocupados com soja no município.
Significará um aumento de cerca de 7% na área ocupada em relação aos 70 mil plantados na safra passada.
Alguns produtores rurais que utilizam irrigação por meio de pivô começaram a plantar pequenas áreas com a oleaginosa.
Antonini disse que o forte da semeadura deve começar na segunda quinzena de outubro. Por enquanto, apenas pancadas esparsas de chuvas foram registradas no interior de Nova Xavantina.