Soja em Água Boa: semeadura passa de 90% - veja reportagem
Atualizada dia 28 nov 24
ÁGUA BOA – A Semeadura da soja já passou dos 90% das áreas estimadas na microrregião de Água Boa.
A informação é do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos.
José Otávio Vicentin salienta que a estimativa é de que sejam plantados cerca de 250 mil hectares em Água Boa e áreas vizinhas de Campinápolis, Nova Xavantina e Nova Nazaré.
Nos últimos dias, as chuvas atrasaram o ritmo de plantio. As lavouras também receberam ataques de algumas pragas.
Vicentin ressalta também que as previsões indicam boas chuvas na reta final desse ano, e o mesmo quadro se desenha também até março.
Ele ainda acredita que os produtores que plantaram cedo a soja, terão plenas condições de desenvolver uma segunda safra com milho ou gergelim.
Veja - https://www.facebook.com/interativafm997/videos/1296258558170570
================
Atualizada 28 Out 24
ÁGUA BOA – Com a ocorrência de chuvas a partir de 15 de outubro, os produtores iniciaram a semeadura da soja no município.
A informação é da Associação dos Engenheiros Agrônomos.
O agrônomo Angelo Cadore, disse que a expectativa é de que sejam plantados 220 mil hectares com a oleaginosa.
O plantio já ocorreu em 35% das áreas, ou 77 mil hectares semeados. O ritmo de semeadura não é apressado justamente para viabilizar a colheita futura em etapas.
O produtor rural é um dos pilares fundamentais da economia, responsável por cultivar, criar e produzir alimentos e matéria prima.
Desempenha papel crucial na garantia da segurança alimentar, no desenvolvimento sustentável e na economia do município e país. Apesar de todas as dificuldades, o produtor continua com as atividades, à despeito do clima, dos altos custos de produção e baixos preços.
A partir de agora, o manejo correto do solo e das lavouras é fundamental para o controle de pragas e outras adversidades.
Veja vídeo:
===========================================
Semeadura da soja: produtores estão atentos ao clima
Atualizada dia 14 out 24
ÁGUA BOA – As primeiras chuvas fortes no final de semana finalmente animaram aos produtores rurais. Porém, as chuvas ainda foram esparsas.
Em algumas localidades as chuvas foram de apenas 25 milímetros. Em outras localidades, choveu até 100 milímetros. Porém, em diversos pontos do município, não choveu com essa intensidade.
A temperatura que ficou acima dos 42 graus desde agosto, precisa se manter abaixo disso para permitir o início da semeadura.
Além da temperatura, outro fator importante que permite o começo do plantio da soja, é a umidade do solo.
Por isso, poucos são os produtores que resolveram começar a plantar esta semana. Em Nova Xavantina ninguém começou a plantar soja por falta de umidade no solo.
Já em Canarana, alguns produtores rurais já começaram lentamente o plantio da sementes.
===================
Estimativa para nova safra de grãos - veja vídeo (12 ago 24)
ÁGUA BOA – Faltando pouco menos de dois meses para o início da semeadura da próxima safra de soja, a compra de insumos segue em ritmo inferior ao verificado no mesmo período do ano passado.
O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Estima-se que 80% dos fertilizantes foram adquiridos.
O agrônomo Iago Brito ressalta que 90% das sementes já foram adquiridas, cerca de 70% dos químicos e 50% de especialidades.
Esse cenário coloca as revendas de insumos em alerta, estimando que os investimentos no campo serão mais modestos nesse ano. A estimativa é de que produtores vão empurrar as contas mais para a frente, já que os preços da soja seguem em baixa.
Será outro ano para os agricultores trabalharem com muita prudência, aproveitando o solo, revendo estoques e promovendo menos investimentos. Também será outro ano agrícola apertado sem grandes investimentos no setor de máquinas agrícolas.
Muitos produtores estão fazendo reformas no maquinário para evitar grandes investimentos.
Veja vídeo: