Campinápolis está em festa
CAMPINÁPOLIS - A cidade está em festa comemorando 31 anos de emancipação político e administrativa. Diversos são os festejos.
Na manhã desta sexta-feira, 12/02, a cidade recebeu uma caravana de autoridades do Estado. O destaque foi a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Coronel Jorge Luiz de Magalhães, que por muitos anos comandou a PM no Médio Araguaia.
Ele foi homenageado em evento solene realizado na Câmara de Vereadores de Campinápolis.
História:
A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O município foi inicialmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que, posteriormente, ocasionarão a fundação. Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuídos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 km da cidade. Dali para frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador.
Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do Sr. Keller, ambas de 25 mil ha cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo padre Arante. No dia 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis.
Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.
Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4353, de 01-10-1981, subordinado ao município de Nova Xavantina. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Campinápolis figura no município de Nova Xavantina.
Emancipação:
Elevado à categoria de município com a denominação de Campinápolis, pela lei estadual nº 4994, de 13-05-1986, desmembrado do município de Nova Xavantina. Sede no atual distrito de Campinápolis (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986, e depois, com a criação do Distrito de São José do Couto.