Featured

Oficina de processamento artesanal de leite e derivados

COCALINHO – A Empaer, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Ação Social de Cocalinho realizaram Oficina de Processamento Artesanal de Leite, no período de 07 a 10 de maio 2018. 

O curso contou com 17 participantes, dos programas Pro-família, PAIF e agricultores familiares. A oficina teve como objetivo orientar e capacitar os participantes na fabricação de produtos artesanais de qualidade, visando um melhor aproveitamento do leite para o consumo e comercialização. A oficina foi ministrada pela Extensionista Social da EMPAER, Tânia Vieira de Água Boa.

No decorrer da oficina foram realizadas aulas práticas e teóricas para a produção dos produtos. Foram abordados o valor nutricional, higiene na manipulação e fabricação dos alimentos, higienização dos equipamentos e do ambiente do trabalho, uso adequado dos equipamentos, entre outros. Os alunos participaram de um vídeo curso de ordenha manual, fabricação de queijo minas frescal, meia cura, mussarela trançada, aproveitamento do soro na produção de ricota, fabricação de doce de leite pastoso e de corte, e do requeijão cremoso.

Também foram abordadas a fabricação do iogurte temperado com doce de abacaxi e coco ralado, análise de custo de produção, embalagens e conservação do produto, rotulagens e composição nutricional. O curso foi de grande importância para os participante para que agreguem valor a produção de queijos e na diversificação de alimentos para as famílias.

A Prefeita Dalva Maria de Lima Peres se fez presente no decorrer e encerramento do evento, assim como a Secretária Municipal de Ação Social, Franciele e equipe. Técnicos da Empaer local, Kleiton, Alvino e Glenio deram apoio ao evento.

 

Confira Mais Notícias