Celebração do Corpus Christi em Querência contará com uma programação diferenciada devido à pandemia
QUERÊNCIA – Nesta quinta-feira (11/06), celebra-se uma das principais datas do calendário católico: o Corpus Christi. A comemoração de Corpus Christi está no calendário da igreja católica desde 1264, quando a data foi oficialmente definida, pelo então papa Urbano IV, como comemorativa a um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Devido a pandemia do novo coronavírus, a procissão pelos tradicionais tapetes ou pinturas, que nesta data coloriam as ruas próximo a Igreja Católica Imaculada Conceição não será realizada.
Como alternativa, o Frei Arcides organizou uma programação diferenciada. A data será celebrada com uma carreata, que iniciará às 18h, saindo de frente do CTG e percorrendo as principais ruas da cidade.
O percurso terminará em frente à Igreja Imaculada Conceição, de forma que não haja aglomeração de pessoas.
Segundo o Frei Arcides, os fiéis deverão fazer uma breve parada em frente à igreja, onde ainda dentro de seus veículos, receberão a comunhão e também a benção do santíssimo.
Todos os participantes, mesmo que dentro de seus carros, deverão usar a máscara.
Após a carreata será realizada a missa de Corpus Christi. O Frei Arcides ressalta que apenas um grupo restrito poderá acompanhar a missa presencialmente. Aos demais fieis, a celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook da Igreja e também pela Rádio Interativa FM 97,9.
Sobre o Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão originária do latim, sua tradução para o português significa “corpo de Cristo”. Dentro da teologia católica acredita-se que após serem consagrados, hóstia e vinho, se transformam em essência na carne e sangue de Cristo.
A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada durante a Semana Santa. É também por esse motivo que as comemorações de Corpus Christi ocorrem há exatos 60 dias após a Páscoa.
A data não é considerado feriado nacional, mas é ponto facultativo. (Com informações de NSC Total)