Sem balsas, moradores atravessam rio de barco; Câmara fez ofício ao MPE
Atualizada dia 19 nov
NOVA NAZARÉ – As balsas que fazem a travessia do Rio das Mortes na MT-326 entre Nova Nazaré e Cocalinho estão paradas, atendendo solicitação da Marinha do Brasil.
Com isso, não há movimento de veículos e Cocalinho ficou isolada do Médio Araguaia. A promessa é de que em dois dias, ao menos uma balsa volte a funcionar.
As balsas estão passando por reformas exigidas pela Marinha para garantir condições de segurança para quem utiliza o serviço de balsa.
Hoje, somente uma travessia por barco a motor estava sendo providenciada para moradores que tem necessidade de prosseguir viagem.
Câmara de Vereadores
Na terça-feira, o presidente da Cãmara de Vereadores de Nova Nazaré, Márcio Tulio Gonçalves enviou ofício ao Ministério Público Estadual da comarca.
No documento, o vereador Márcio ‘Preto’ pediu a intermediação urgente para esse descaso, já que a população não pode se deslocar pela região sem o serviço de balsa.
A rodovia tem enorme movimento e a falta de condições de prosseguir a viagem revoltou muita gente.
===============================
Publicado em 17/11 - Balsas passam por reformas; região fica isolada - Marinha alerta
NOVA NAZARÉ – Uma balsa que faz a travessia do Rio das Mortes na MT-326 entre Nova Nazaré e Cocalinho está parada para reforma desde o final de outubro.
As reformas eram necessárias na Balsa Salazar, após intenso trânsito de carretas na última temporada de estiagem. Sendo assim, somente a balsa Shalon está efetuando o transporte de veículos pelo Rio das Mortes.
Porém, a informação agora é de que a Balsa também terá que parar o transporte, por urgentes reformas. Segundo o gerente da balsa, o transporte segue normal somente até quarta-feira, ás 22hs.
Na quinta-feira, Moisés ressaltou que a única balsa também vai ter que parar dois dias para passar por reformas. Sem balsa, a MT-326 ficará interrompida para veículos.
Trata-se da única via de acesso de Cocalinho para Água Boa e o restante do Médio Araguaia. A MT-326 é muito utilizada para quem precisa acessar o oeste goiano.
Para piorar, o período de chuvas e a própria semeadura da soja está em andamento, o que demanda o deslocamento de suprimentos para atender as lavouras. (Inácio Roberto)
MARINHA INFORMA
SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – A Agência Fluvial da Marinha de São Félix do Araguaia e a Capitania Fluvial de Mato Grosso promoveram recente fiscalizações no serviço de balsas no Rio das Mortes, entre Nova Nazaré e Cocalinho.
A informação partiu do Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, Comandante da Agência Fluvial, disse que os inspetores da Marinha constataram que as balsas apresentavam problemas estruturais que impediam o transporte com segurança.
Para evitar problemas, a saída foi indicar que as balsas passassem por reforma urgente. A Balsa Salazar já paralisou o serviço de transporte e passa por reforma.
Já a Balsa Shalon foi notificada também para promover as reformas necessárias. Entretanto, a Marinha do Brasil, a prefeitura de Água Boa e a Sinfra estão entrando em acordo para evitar a paralisação do serviço de transbordo do rio das Mortes, para não comprometer o tráfego na região.
A Balsa Shalon promoverá reparos urgentes em dois dias, para voltar a oferecer condições de segurança. Nova vistoria da Marinha será feita nos dias 21 e 22 de novembro para liberar o retorno dos serviços. (Ascom)