ÁGUA BOA – Participa das Notícias Interativa, a Secretária Municipal de Educação.
Núbia Foschiera informa que foram entregues materiais para professores responsáveis pelas aulas remotas nas escolas municipais.
O encontro foi no Polo UAB local. Ao mesmo tempo, Núbia disse que as aulas presenciais seguem em franca atividade na rede municipal de ensino.
Ela acredita que até 75% dos estudantes estão participando das aulas presenciais. Já as aulas remotas também prosseguem.
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Atualizada dia 31 julho
CUIABÁ - As aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso serão retomadas, na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece que a rede possui todos protocolos de biossegurança e planos de contingência necessários para garantir o retorno seguro.
Os protocolos estabelecem desde como deve ocorrer a limpeza de cada espaço da unidade escolar, a forma de revezamento dos estudantes, a organização nas salas de aula, ocupação de espaços externos, as ações a serem adotadas em casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Há orientações específicas de quem não pode frequentar o ambiente escolar, de isolamento nos casos que os sintomas iniciarem dentro da escola.
“Foram meses de debates, estudos e planejamento para chegarmos a este momento. Os trabalhos para a volta na modalidade híbrida não iniciaram ontem. Temos certeza que seguindo todos os protocolos, vamos fazer o retorno seguro e poderemos colocar em prática um amplo planejamento de recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes”, enfatiza o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Para ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o retorno das aulas na modalidade híbrida, a Seduc-MT publica uma lista com perguntas e respostas. Veja a seguir:
Quando será o retorno na modalidade híbrida na rede estadual de ensino de Mato Grosso?
As aulas na rede estadual de ensino de Mato Grosso serão retomadas, na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto de 2021. Para marcar o dia, será realizada uma live com transmissão ao vivo pelo canal da Seduc-MT no YouTube. A primeira semana é de acolhimento aos profissionais e estudantes.
Como será o revezamento dos estudantes no retorno híbrido?
O acolhimento aos estudantes começa na quarta-feira (04.08), em revezamento elaborado por cada unidade escolar.
Na primeira semana, os alunos serão recebidos em dias alternados. Eles foram divididos em Grupo A e Grupo B. A divisão foi feita por cada unidade escolar, responsável pela comunicação aos pais.
No dia 04 de agosto vão para as escolas os estudantes do Grupo A. No dia 05 será a vez dos estudantes do Grupo B. Nestes dois dias eles vão receber todas as orientações de como será o funcionamento das escolas e todas as medidas de biossegurança adotadas e que precisam ser rigorosamente cumpridas.
A partir do dia 09 de agosto começa o revezamento semanal. Na semana que o estudante não estiver em atividade presencial, terá estudo dirigido.
Como será a organização das salas de aula?
Dentro da sala de aula é obrigatório manter o distanciamento social de 1,5 metro. As carteiras e mesas estarão organizadas em uma mesma direção.
Em caso de salas com metragem inferior a 48 m2 que possuam mais de 32 estudantes matriculados, ou turmas em que a metragem da sala não permita divisão em apenas dois grupos, será necessário realizar a divisão da turma em três grupos.
As áreas externas poderão ser utilizadas? Quais os protocolos de segurança?
Considerando que os grupos estarão com um número menor de estudantes por sala de aula, também poderão ser utilizados outros espaços, como quadras poliesportivas, pátios e/ou áreas de lazer, de modo que as medidas de biossegurança sejam respeitadas.
As equipes gestoras foram orientadas a planejar momentos de intervalo e lanche diferentes, com áreas de circulação demarcadas, para facilitar a limpeza e evitar aglomeração.
O retorno dos profissionais da educação é obrigatório?
Os profissionais da educação já desenvolvem as atividades presenciais nas escolas estaduais desde maio deste ano, de acordo com a Portaria 333/2021, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 17 de maio. Com o retorno das aulas na modalidade híbrida, eles passam a acolher os estudantes.
Nos casos de professores, técnicos e apoios administrativos que estejam em teletrabalho e, por motivo de saúde não possam retornar no dia 3 de agosto, a unidade escolar deve solicitar a substituição.
O retorno do estudante é obrigatório?
Caso os pais decida mantê-lo em atividade 100% remota, a escola irá comunicar um termo de responsabilidade, formalizando comprometimento dos familiares em retirar e devolver as atividades no período estipulado pela escola, além de acompanhar a rotina de estudos; apoiar e incentivar o estudante na realização das avaliações; incentivar a participação nos simulados, para estudante matriculado no ensino médio; incentivar a participação no concurso de redação, para estudante matriculado no 3º ano do ensino médio.
Em caso de atividades que o estudante não consiga desenvolver, deverá ser registrada por este uma observação para o professor. Roteiros de atividades serão encaminhados para os estudantes.
Os alunos com comorbidades podem retornar às salas de aula?
Quanto aos estudantes com comorbidades, a orientação da Seduc-MT é que continuem em atividades 100% remotas neste primeiro momento. Mas a participação presencial poderá ocorrer desde que o responsável assine um termo de autorização na unidade escolar.
A educação especial também terá retorno na modalidade híbrida?
Sim. O atendimento ao qual a pessoa com deficiência tem direito é o mesmo outorgado a todos os demais estudantes do sistema estadual de ensino. Quanto à organização de atendimento nas turmas, o público-alvo da Educação Especial incluso na escola regular seguirá as regras gerais de revezamento. Enquanto que as escolas especializadas estabelecerão regras próprias pertinentes as suas condições específicas de atuação e funcionamento acompanhadas pela Coordenadoria de Educação Especial.
De acordo com a lei federal n° 14.019/2020, não é obrigatório o uso de máscaras no caso de pessoa com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial.
As escolas estão preparadas para o retorno às aulas presenciais?
Sim. Há mais de seis meses o governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seduc-MT, planeja, debate e estrutura as escolas estaduais para o retorno híbrido. Já foram investidos mais de R$ 170 milhões em infraestrutura, biossegurança, além das áreas pedagógica e tecnológica. Há um plano de contingência, elaborado junto com a secretaria de Estado de Saúde, com todas as orientações necessárias para o retorno seguro.
Em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 de profissionais ou estudantes que estejam frequentando as escolas estaduais de Mato Grosso, o que será feito?
A nota técnica a Nº 001/2021/SES/SEDUC/MT estabelece as ações a serem adotadas em cada uma das situações.
As turmas vão funcionar com 50% da capacidade da sala de aula e cada uma será considerada uma “bolha de relacionamento”. Quando algum profissional ou aluno de uma das bolhas apresentar sintomas, contrair o vírus ou estiver em contato com alguém infectado, toda a bolha deverá entrar em quarentena pelo período recomendado nos protocolos vigentes (14 dias). As demais turmas (bolhas) deverão manter as atividades presenciais, tomando as precauções de biossegurança já estabelecidas.
Haverá testagem dos profissionais da educação e dos estudantes?
Em caso suspeito de Covid-19, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para a rede pública de saúde para testagem. No caso de profissionais da educação de Cuiabá e Várzea Grande a orientação é que procurem o Centro de Triagem da Arena Pantanal ou o Hospital Estadual Santa Casa.
Serão fornecidos álcool em gel, máscaras e demais equipamentos de proteção para alunos e professores?
Sim. O governo do Estado repassou a todas as escolas da rede estadual, apenas para a compra de materiais de biossegurança - como máscaras, álcool em gel, protetores faciais -, e para aquisição de produtos de higienização e sanitização, R$ 3.636.673,00. Todas as unidades já possuem estes materiais disponíveis.
Entendendo que a necessidade de recursos para manter a biossegurança nas escolas será a longo prazo, o governo aumentou em 47% os repasses para o Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE). Estes recursos são utilizados pelas unidades escolares para aquisição de materiais de escritório e limpeza, para pagamento de diárias, pagamento de tributos, tarifas, faturas de telefone, água, entre outros.
A Seduc fará o controle de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 dentro das escolas?
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Seduc elaborou o plano de contingência para o retorno híbrido. Todas as medidas adotadas estão especificadas na Nota Técnica e houve capacitação dos profissionais para atuarem, inclusive, em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 nas unidades escolares.
Todas as escolas estão com sistema de cadastro na plataforma Indica-SUS para notificar casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Desta forma, a secretaria terá o controle da situação e o plano de contingência é claro de como as escolas devem agir em cada situação.
Quando o profissional ou aluno não deve ir para a escola?
De acordo com a Nota técnica conjunta elaborada pela Seduc-MT e SES-MT, não podem participar das atividades presenciais:
Aqueles que apresentem algum sintoma relacionado à Síndrome Gripal (SG), podendo ser um transmissor do vírus.
Quem estiver com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além dos itens anteriores considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
Quem tiver sintoma de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que são: dispneia/desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Profissionais e alunos assintomáticos, mas que estiveram em contato no ambiente familiar ou fora do ambiente escolar com alguém comprovadamente transmissor da Covid-19 ou está convivendo com um familiar com sintomas da doença.
Se um estudante chegar à escola com febre ou outro sintoma, ou apresentar sintoma durante a aula, qual é a providência que será adotada?
Todas as unidades escolares adquiriram termômetro digital e vão aferir a temperatura dos estudantes antes de ingressarem na unidade.
Se for constatado que o estudante está com febre, ou surgirem sintomas durante a aula, ele será encaminhado para uma ‘área de isolamento’. Todas as escolas já estabeleceram esta área de isolamento, que é apenas para permanência das crianças e adolescentes até a chegada dos pais ou responsáveis.
Como será feito o transporte escolar?
O transporte escolar é feito em parceria com os municípios. Como o retorno é na modalidade híbrida, também será garantindo dentro dos ônibus apenas 50% da capacidade. Os veículos vão circular com veículos abertos e os estudantes precisam respeitar o distanciamento social.
Como será feita a limpeza/higienização das escolas?
A Seduc-MT elaborou um Procedimento Operacional Padrão de orientações gerais quanto à limpeza e desinfecções para a prevenção da disseminação ao Covid-19 nas escolas estaduais de Mato Grosso. As ações não excluem o processo de limpeza realizado cotidianamente nas Unidades Escolares.
O POP divide a escola em 5 áreas que variam de risco altíssimo ao risco baixíssimo por cor. De acordo com o risco, há orientação do intervalo de tempo para limpeza e também os produtos necessários. Na área vermelha, por exemplo, de risco altíssimo para contaminação do novo coronavírus, que compreende a parte interna e maçanetas dos veículos, bancada da recepção e locais da escola onde são realizados atendimentos ao público interno (alunos e professores) e ao público externo (pais), a limpeza deve ocorrer no início da atividade e a cada vez que o local for utilizado. O POP pode ser consultado no site da Seduc.
Como será o processo de recuperação de aprendizagem dos estudantes?
O processo de recuperação de aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino compreende uma série de ações que já começaram a ser implementadas: formação continuada dos profissionais da educação; avaliação diagnóstica dos estudantes três vezes ao ano para que a Seduc tenha dados concretos para intervir na aprendizagem; material paradidático complementar de Estimulação da Consciência Fonológica, Educação Financeira e Socioemocional; Sistema Estruturado de Ensino, entre muitos outros projetos. (Ascom)
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Atualizada dia 24 julho
Escolas estaduais retomam aulas dia 03/08 - veja entrevistas - Postada dia 24 julho
ÁGUA BOA – As aulas nas escolas estaduais começarão em agosto.
A Assessora pedagógica da Seduc informou que as escolas estão preparadas para a retomada do calendário escolar.
As aulas serão presenciais e remotas.
Meire de Mello afirmou que serão seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo Covid.
O diretor da Escola Estadual Antonio Gröhs, informa que 1.150 alunos estão matriculados e mais de 70 profissionais.
A Escola Estadual 09 de Julho terá cerca de 1.500 alunos. Ubiara Juliana Dal Soto disse que são cerca de 80 os profissionais da educação.
O Sec. Estadual de Educação, Alan Porto, concedeu entrevista exclusiva à Interativa.
Veja as entrevistas.
Veja entrevista com o secretário estadual de Educação Alan Porto
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Aulas nas Escolas Estaduais começarão dia 08 de fevereiro; atenção para as matrículas - Postada dia 12 janeiro
ÁGUA BOA – Termina nesta quarta-feira o prazo para matrículas pela internet na rede estadual de ensino em Mato Grosso.
As escolas Estaduais Antonio Gröhs e 09 de Julho ainda possuem vagas, cujo atendimento segue presencial. As aulas presenciais começarão dia 08 de fevereiro nos turnos normais.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as aulas iniciarão de forma híbrida, em revezamento. Metade da turma terá aulas em um dia e a outra metade no outro dia.
Na Escola Antonio Gröhs, o diretor Alceu Busanelo disse que as aulas serão nos turnos manhã e noite somente para o ensino médio. À tarde, ensino fundamental, 7º, 8º e 9º ano e Ensino Médio 1º e 2º anos.
Busanello alerta que muitos alunos ainda não efetuaram rematrícula e matrícula. Isso deve ser feito o mais breve possível para garantir a vaga.
QUERÊNCIA – Na manhã desta quinta-feira (29), fomos informados sobre o retorno das aulas presenciais pela rede estadual de ensino público.
Segundo a Seduc local, as aulas presenciais retornarão na próxima terça-feira dia (03) de agosto nas escolas 19 De Dezembro, Estadual Querência e 20 De Março.
Por mais que seja presencial, o formato será híbrido, ou seja, 50% dos alunos em cada sala de aula.
Antes do recesso de julho, o governador Mauro Mendes já havia anunciado o possível retorno em agosto, devido ao processo de vacinação de professores já ter ocorrido de forma rápida.
ÁGUA BOA – A Escola Estadual Antonio Gröhs continua com a organização do ambiente escolar para a volta as aulas dia 03/08.
Os professores estão enviando as informações no grupo do WhatsApp de cada turma.
O aluno poderá optar pelo retorno híbrido ou pelo ensino remoto.
No retorno híbrido o aluno virá à escola em forma de revezamento, quando uma semana ele acompanhará as aulas presencialmente e outra em casa.
No ensino remoto o aluno desenvolverá as atividades em casa, retirando a apostila na escola e devolvendo em determinado prazo.
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Atualizada dia 27 julho
ÁGUA BOA – A Escola Técnica Estadual segue em construção. 90% das obras do prédio já estão concluídas, faltando a fase de acabamento.
O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, disse que a Escola Técnica de Água Boa será concluída ainda nesse ano para abrigar cursos técnicos e a Escola Militar Tiradentes.
A construção foi iniciada em 2010, por meio de um convênio assinado com o Governo Federal. Já foram investidos cerca de R$ 10 milhões e no total a obra custará aproximadamente R$ 12,5 milhões.
Porém, a obra fiou paralisada diversas vezes, até que em 2016 a empresa Primus Construção recomeçou os serviços. A ETE terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de vivências (refeitório e jardim), e setor administrativo pedagógico.
A escola técnica terá área de 5.577 metros quadrados.
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Atualizada 30 de março
ÁGUA BOA – O Governo de Mato Grosso quer inaugurar no segundo semestre desse ano, a Escola Técnica Estadual (ETE).
O investimento é superior a 12 R$ milhões, a ETE terá mais de 5.500 metros quadrados e poderá atender mais de 1.400 alunos em cursos técnicos.
O mesmo espaço também abrigará uma unidade da Escola Militar Tiradentes, que igualmente tem previsão para entrar em funcionamento no segundo semestre.
A escola terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, biblioteca, refeitório, ginásio coberto para esportes, além de um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas e um teatro de arena.
Os cursos ofertados na ETE terão por finalidade preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho.
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Atualizada dia 23 set
ÁGUA BOA – O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, anunciou a destinação de R$ 2,5 milhões para a conclusão das obras da Escola Técnica Estadual (ETE) de Água Boa.
Cerca de 90% da construção já está realizada. Segundo Borgato, a obra erguida no Setor Universitário iniciou em 2010 e foi paralisada algumas vezes. Em setembro de 2016 a empresa Primus Construção foi contratada para dar continuidade aos serviços.
Agora a obra está na fase de acabamento, com entrega prevista para o final do ano. A obra da escola técnica foi iniciada por meio de um convênio assinado com o Governo Federal. Já foram investidos cerca de R$ 10 milhões. No total a obra custará aproximadamente R$12,5 milhões.
A unidade contará com 12 salas de aulas, 11 laboratórios, biblioteca, refeitório, ginásio coberto para esportes, além de um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, e um teatro de arena.
O prédio terá 5.577 metros quadrados e atenderá pelo menos 1,4 mil alunos.
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Atualizada 26 agosto
ÁGUA BOA - Nossa reportagem fez contato com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para saber detalhes sobre a construção da ETE – Escola Técnica Estadual de nossa cidade.
A Assessoria de Imprensa da Secitec enviou informação dizendo que as obras da ETE estão com 80% dos serviços realizados. A previsão é de entrega para dezembro deste ano.
Ao todo a unidade custará cerca de R$ 11 milhões, sendo recursos do Governo Federal e do Governo do Estado, que vai investir R$ 2,5 milhões. Quanto a oferta de cursos profissionalizantes, isso será avaliado após a inauguração da unidade.
Primeiro é formada a equipe da escola e em seguida começa o planejamento dos cursos que serão ofertados. Isso vai depender de uma avaliação prévia das demandas e necessidades da região, do perfil social, disponibilidade de estágios para os alunos, além de critérios técnicos (como por exemplo, disponibilidade de produtos, equipamentos, materiais etc). (Camila Paulino Lacal Rodrigues - Assessora de Imprensa Seciteci/MT)
A obra iniciou em 2.010, mas sofreu paralisação por duas vezes nesse período, até sua retomada definitiva no atual governo.
Fotos Secitec:
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ATUALIZADA DIA 08/03/2018
Secitec rompeu contrato com empreiteira
CUIABÁ – A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) confirmou, na terça-feira (6/03), que foi obrigada a suspender três contratos com a empresa Primus Incorporação e Construção Ltda., de propriedade do empresário Robério Garcia, conhecido por Bérinho. Robério é pai do deputado federal Fabio Garcia (DEM).
A empresa era responsável pela construção de três novas Escolas Técnicas Estaduais (ETE´s) nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste e Água Boa. O titular da pasta, Domingos Sávio, disse que fez várias reuniões, inclusive com a presença do próprio governador Pedro Taques (PSDB), colocando a situação da empresa Primus e que as obras não estavam andando. Segundo Sávio, as obras tocadas pela Primus seriam entregues somente dentro de três anos, fora do prazo.
Domingos Sávio comentou que tomou todas as medidas, notificando o empresário para manter o cronograma das obras, mas isso não teria surtido efeito. Já as outras cinco Escolas Técnicas estão seguindo normalmente o cronograma de obras. Houve interdição de obra com um acidente em que morreu um operário em Água Boa.
O secretário relatou que há um atraso no pagamento para as empresas BK e Strada, mas argumentou que não há prejuízo porque as obras não pararam. A situação provocada pela empresa Primus, de Robério Garcia, pode comprometer a promessa do governador Pedro Taques de entregar as 8 Escolas Técnicas ainda este ano.
Em janeiro desse ano, o secretário visitou o canteiro de obras da Escola Técnica em Água Boa. Na ocasião, ele demonstrou preocupação com o ritmo lento das obras.
ÁGUA BOA – As aulas na rede municipal de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira, 26 de julho.
A informação é da Secretária Municipal de Educação.
Nubia Foschiera disse que serão dois modelos: o presencial e o ensino remoto.
No modo presencial, serão seguidas todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde como forma de prevenção à infecção pelo Covid.
Veja informações com a professora Núbia.
QUERÊNCIA – A instituição CEERE APAE Querência está passando por mudanças, reformas e ampliações.
Segundo a diretora da APAE Maria Luiza, a ampliação da padaria finalmente está no processo de conclusão.
As antigas cerâmicas no interior da escola já foram retiradas e serão substituídas por novas.
As árvores que antes cobriam a visão da fachada da escola, foram retiradas, possibilitando assim a reforma da calçada e uma mudança na fachada.
De acordo com a direção da instituição, as aulas presenciais retornarão dia 02 de agosto.


A Escola Let's Talk Comunicação em Inglês de Querência é o mais novo Centro Credenciado de Preparação e Aplicação dos testes TOEFL ( Test of English as a Foreign Language) e TOEIC (Test of English for International Communication) testes administrados e padronizados pela ETS - Educational Testing Service, a maior Intituição educacional do mundo voltada para pesquisa, avaliação e desenvolvimento de testes de Inglês para falantes de outras Línguas.
Falamos com a Aliciane Toledo, professora de Inglês graduada em Língua Inglesa e Literatura da Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pelo Instituto Brasileiro de Formação, certificada por Cambridge, Michigan, TOEFL, TOEIC e proprietária da Let's Talk Comunicação em Inglês que é o mais novo Centro Credenciado de Preparação e aplicação dos testes TOEFL e TOEIC no Brasil, e o primeiro do Vale do Araguaia.
A professora nos contou como funcionam os testes, sobre a importância e como fazer para participar dos mesmos.
De acordo com a teacher, o exame TOEIC está atualmente separado em dois testes, um que avalia as capacidades receptivas (Leitura e compreensão oral) e um que avalia a produção de inglês (oralidade e escrita). Os alunos podem escolher os dois testes, ou apenas um, dependendo de suas necessidades.
O teste TOEFL ( Test of English as a Foreign Language ) é aceito por instituições em todo o mundo, o teste mede as habilidades acadêmicas em Inglês da maneira como elas são realmente usadas em sala de aula, para que as Universidades de outros países saibam se o aluno está pronto para ter sucesso nos estudos. O teste tem 4 seções — Reading, Listening, Speaking e Writing.
A professora ressaltou que o teste pode ser aplicado para qualquer aluno que domina a Língua Inglesa e que interesse em ingressar em um curso de Graduação, Pós- Graduação, Mestrado ou Doutorado em uma Instituição em paises cuja Língua seja o Inglês.
Ainda conforme Aliciane, um Centro Credenciado da ETS no município vai beneficiar os alunos de toda região do Vale Araguaia que sonham em fazer Graduação no exterior ou trabalhar na sede de uma Multinacional que exigem os testes como pré- requisitos na admissão do candidato.
A partir de agora não será mais necessário que o aluno viaje para outros estados ou até mesmo à Cuiabá para fazer os testes, economizando além de tempo uma boa quantia nos gastos.
Querência agora além de destaque regional no Agro é também referência para aqueles que sonham estudar e/ ou trabalhar no exterior.
Assista a entervista no link abaixo:
Atualizada dia 13 julho
ÁGUA BOA – O diretor da Escola Estadual Jaraguá acompanhou uma comitiva da Seduc de Mato Grosso em visita a escolas agrícolas no Paraná.
Higor Angelo dos Santos disse que a experiência foi muito positiva. O professor relata que atualmente, estudam na Escola Jaraguá alunos de 6 municípios da microrregião.
Veja a entrevista.
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Comitiva da Seduc-MT faz visita técnica em busca de novas experiências - dia 11 julho
CURITIBA/PR - Comitiva da Seduc visitou o projeto Escola Agrícola 4.0 em Curitiba/PR.
O diretor da Escola Estadual Jaraguá, Higor Angelo dos Santos, efetuou estas visitas em busca de novas experiências.
A Superintendente de Diversidades, Lucia Aparecida dos Santos, Coordenadora da Educação do campo e quilombola Maria Lecy David de Oliveira, Técnico Pedagógico da Educação do Campo Fabricio Eduardo Fernandes e o Diretor da Escola Agrícola de Terra Nova do Norte, Jeancarlo Martins também integraram a comitiva.
Em seu retorno, Higor fará uma explanação dessa visita.
QUERÊNCA - A pandemia limita algumas ações pedagógicas, e a festa Junina é uma delas. Esta ação centra-se na ideia de que as manifestações artísticas e culturais são estratégias de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades das crianças da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização.
O projeto “Festival Junino” vem para integrar escolas e comunidade, promover uma mobilização e fortalecimento dessa atividade cultural e tradicional adaptada ao contexto atual.
Critérios:
Da Comissão Organizadora: Equipe pedagógica Semec Departamento de desporto e lazer
3. Critérios de Participação
3.1 As escolas que tiverem funcionando como sistema presencial 100% ou 50% hibrido
3.2 Escolas do Município de Querência - MT
3.3 Cada escola poderá escrever até duas turmas por Categoria.
3.4 Cada turma terá que ser orientada por um professor (a)
4. Da Inscrição
4.1 As fichas de inscrição seguem anexadas nesse edital.
4.2 A inscrição será feita pela coordenação ou direção da escola. Até dia 28/06/2021
4.3 Os participantes deverão possuir termo de autorização de uso de imagem anexo a ficha de inscrição.
5. Das provas.
5.1 Categoria COREOGRAFIA JUNINA Educação Infantil.
5.2 Categoria COREOGRAFIA JUNINA 1º ao 3º ano
5.3 Categoria COREOGRAFIA JUNINA 4º ao 6º ano
6. Das Comissões Julgadora
6.1 A comissão será composta profissionais que atuem na área artística e cultural do município.
6.2 Será nomeado um presidente da comissão que terá autoridade por dirimir qualquer dúvida não prevista neste regulamento.
7. Critérios das Provas
7.1 Coreografia Junina
Será considerado dança a apresentação que integra coreografia, movimentos e música que expresse o culturalismo Junino.
Critérios avaliativos:
- Ritmo
- Coreografia
- Sincronia dos movimentos
- Figurino em conformidade com o tema
- Sintonia do grupo
8. DESENVOLVIMENTO DA PROVA
8.1 Promover um concurso cultural onde os alunos poderão mostrar por meio de trajes caipiras, danças o tradicionalismo junino.
8.2 A apresentação será filmada pela professora e escola, com celular deitado, buscar um ambiente dentro do espaço escolar que favoreça a filmagem.
8.3 O vídeo será enviado para comissão organizadora através de Pendriver. Até dia 05/07/2021
9. DOS RESULTADOS
9.1Os vídeos serão divulgados nos dias 06 e 07 de julho nas redes sócias da Semec e das escolas envolvidas.
9.2 A divulgação do resultado final será dia 08 de Julho.
10. PREMIAÇÕES
As premiações serão em dinheiro dividida 1º a 5º lugar nas três categorias.
Categoria COREOGRAFIA JUNINA Educação Infantil.
Categoria COREOGRAFIA JUNINA 1º ao 3º ano
Categoria COREOGRAFIA JUNINA 4º ao 6º ano
1ª LUGAR 1000,00
2ª LUGAR 600,00
3ª LUGAR 500,00
4ª LUGAR 300,00
5ª LUGAR 200,00
(Assecom)


