QUERÊNCIA - Em nota divulgada nesta quinta-feira (03/10), a prefeitura de Querência anunciou que, em conjunto com o poder legislativo municipal e com a equipe da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o curso de Agronomia será ofertado na cidade a partir do segundo semestre de 2020.
A implantação do curso superior na cidade tramitou por várias instâncias superiores e internas da Unemat, contando com o apoio do Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faesp). Outro importante parceiro foi a Câmara de Vereadores de Querência, que em 2018 aprovou a Lei Municipal nº 1.136/2018, que autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio com a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
A confirmação da implantação do curso em Querência foi obtida através do coordenador do curso no campus de Nova Xavantina, o professor Cesar Crispin Villar, após aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) e do Conselho Universitário (Consuni) na sede administrativa da Unemat, localizada em Cáceres.
O edital, vestibular e todos os trâmites burocráticos acontecerão no primeiro semestre do próximo ano. E no segundo semestre, inicia o curso de Bacharel em Agronomia para os aprovados no processo seletivo. O projeto inicial disponibilizará 50 vagas para o curso. As aulas serão ministradas em período integral nas dependências da Escola Municipal Agrícola de Querência (EMAQUE), que receberá ampliação na sua estrutura física em breve.
CUIABÁ – Terminou ontem a etapa final da 16ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), na capital do estado. As apresentações aconteceram de 23 a 27 de setembro, no Cine Teatro Cuiabá.
No total, vinte e dois espetáculos das cidades de Araputanga, Campo Verde, Campos de Júlio, Jaciara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sorriso e Várzea Grande participaram da etapa final.
Esses espetáculos se classificaram nas etapas Aricá Mirim (Campo Verde), Araguaia (Primavera do Leste), Xingu (Querência), Guaporé (Campos de Júlio), Teles Pires (Sorriso) e etapa Cuiabá (Várzea Grande).
Querência foi representada pelo Projeto Cultural Fonte do Aprendiz. O espetáculo infanto-juvenil Os Silva 2.0 se apresentou na tarde de terça-feira (24). O abraço que eu não te dei, espetáculo juvenil, subiu ao palco na noite de quarta-feira (25). Já o espetáculo da categoria infantil, Pirataria, se apresentou na tarde de quinta-feira (26).
Quando não estavam encenando, os alunos participavam de oficinas de teatro, que fizeram parte da programação do Fetran 2019.
A peça infanto-juvenil Os Silva 2.0 recebeu o 3º lugar de espetáculo destaque, e teve o aluno Guilherme Falabreti premiado como ator revelação. O abraço que eu não te dei foi premiado no quesito maquiagem destaque.
Os espetáculos campeões da 16ª Edição do Fetran foram:
Categoria infantil – As cores do trânsito no mundo de Aninha (Várzea Grande);
Categoria infanto-juvenil – Florescer (Primavera do Leste);
Categoria juvenil – O homem que não dava seta (Primavera do Leste).
Os espetáculos campeões, além de troféus e medalhas, ganharam o direito de fazer uma viagem à Brasília, que acontece de 11 a 15 de novembro, onde terão a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos e culturais da capital federal.
O agente da PRF André Luiz Ferreira foi coordenador do Projeto Fetran por vários anos, e ressalta que o teatro é uma ferramenta crucial para abordar a educação e a segurança no trânsito.
“O Fetran cumpre seu papel quando ele realmente tem a missão de salvar vidas. A grande sacada do projeto é ter crianças falando para crianças, adolescentes falando para adolescentes em cima do palco. A comunicação se torna mais fácil. Hoje temos um cenário dramático, são mais de 40 mil mortes no trânsito. E a gente vai conseguir uma reversão com esse tipo de atitude, porque a criança e o adolescente são exímios agentes transformadores”, afirmou André Luiz.
A cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, um balanço feito separadamente dos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos. Isso levou ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje o projeto é coordenado pelo agente PRF Ney Pedroso. O Fetran foi criado pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em 2004, e é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras municipais. A intenção do projeto é difundir a educação e a conscientização de jovens estudantes a respeito do trânsito, usando o teatro como ferramenta.
QUERÊNCIA – Na manhã desta segunda-feira (23/09) uma turma de alunos da CEMEB Mundo Encantado visitou o quartel da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar de Querência, onde conheceram as instalações do quartel e um pouco do trabalho interno da PM.
As crianças ainda puderam ter a experiência de entrar na viatura policial, acompanhados do Cabo PM Eduardo. Na oportunidade algumas crianças disseram que estavam realizando um sonho, de conhecer mais de perto a Polícia.
Dentro da Semana Nacional do Trânsito 2019, o Cabo Eduardo palestrou de forma lúdica para as crianças sobre a importância do trânsito seguro.
A Semana Nacional do Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a promoverem ações que mobilizem a sociedade. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a campanha deste ano é "No Trânsito, o Sentido é a Vida".
QUERÊNCIA – Na tarde desta quinta-feira (29/08), alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual 19 de Dezembro visitaram a Câmara Municipal de Vereadores, onde foram recebidos pelo vice-presidente, vereador Celso da Retífica, e pelo 1º secretário, vereador Vavá.
Na oportunidade, os alunos conheceram as instalações da Casa de Leis, e ainda conversaram com os vereadores, que explicaram como são realizados os trabalhos do Poder Legislativo.
Os vereadores, assim como senadores e deputados, são os responsáveis pela criação de leis e pela fiscalização do Poder Executivo.
Os alunos ainda receberam uma cartilha, que explica detalhadamente sobre a função da Câmara Municipal e dos vereadores. Diversos questionamentos foram feitos pelos alunos, e algumas demandas sobre a estrutura física da escola foram apresentadas, na oportunidade.
As professoras Tatiane, Eliane e Nathália acompanharam as turmas, e explicaram que a visita faz parte de um projeto de aulas de história, que visa explicar como funcionam os três poderes.
A estrutura política do Brasil é dividida em três níveis de poder: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, cada um com distintas funções, mas que se complementam para a construção do país democrático. Esses poderes atuam de maneira independente e harmônica entre as diferentes esferas de poder – federal, estadual e municipal.
Uma volta ao passado – Constituição de 1824
No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil. Entre outras razões, o imperador executou tal ação autoritária temendo que a nossa primeira constituição limitasse seus poderes excessivamente. Em seu decreto oficial sobre o assunto, o imperador estranhamente alegava que os constituintes não defendiam a autonomia e a integridade da nação.
Após tal ato, D. Pedro I formou um Conselho de Estado composto por dez membros e presidido por sua própria figura. Esse pequeno grupo de apoiadores do rei foi responsável por discutir e elaborar a primeira Constituição do Brasil, outorgada no dia 25 de março de 1824. Sem qualquer tipo de participação política mais ampla ou a observância de outro poder, o país ganhou uma carta constitucional claramente subordinada aos interesses do rei.
Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Entretanto, a mesma lei que oficializava essas esferas de poder autônomo, também instituiu a criação do chamado Poder Moderador. Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes. Desse modo, nosso governo combinava ambíguos traços de liberalismo e absolutismo.
O sistema eleitoral era organizado por meio de eleições indiretas, onde os eleitores de paróquia votavam nos chamados eleitores de província. Esses, por sua vez, votavam na escolha dos deputados e senadores. Para exercer tais direitos, o cidadão deveria pertencer ao sexo masculino e ter mais de 25 anos de idade. Além disso, deveria comprovar uma renda mínima de 200 mil-réis anuais para poder votar. Desse modo, percebemos que o sistema eleitoral do império excluía grande parte da população.
Tomada por suas desigualdades, a Constituição de 1824 estava longe de cumprir qualquer ideal de isonomia entre a população brasileira. O imperador tinha amplos poderes em suas mãos e poderia exercê-lo segundo suas próprias demandas. Não por acaso, vemos que essa época foi tomada por intensas discussões políticas e revoltas que iam contra essa estrutura de poder fortemente centralizada. De fato, essa constituição só perdeu a sua vigência ao fim do período imperial. (Por Rainer Sousa, Mestre em História – Fonte: Brasil Escola)
NOVA NAZARÉ - O Prefeito de Nova Nazaré, João Teodoro Filho e o Secretário da Educação Elson Hideioshi Kamiguchi, implantaram o projeto Aprender Inglês, idealizado por Roberta Marques, pedagoga e secretária administrativa dessa escola municipal.
Objetiva o ensino do idioma Inglês a alunos de 1ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental, através de um sistema inovador de vídeo aulas, planejado e realizado com exclusividade para o ensino de alunos daquelas séries. que são mediadas em sala de aulas pelos professores responsáveis.
A escola está muito bem equipada: todas as salas de aulas contam com televisores de 40 polegadas, o que propicia a realização do programa. As aulas são mediadas em classe por professores que não necessitam necessariamente ser especialistas no idioma.
A iniciativa louvável do prefeito e do secretário de educação está beneficiando de forma pioneira os alunos daquelas séries, através de um sistema que objetiva ensinar primeiramente a falar e a entender, para, em etapas subsequentes, ensinar a ler e a escrever no idioma Inglês, em um processo chamado Natural Acquisition, que é similar ao processo natural de aprendizado pelas crianças do idioma nativo português.
Já estão sendo realizadas aulas do terceiro bimestre deste ano letivo, e os resultados têm se mostrado muito além das expectativas, o que é demostrado pelo desempenho e entusiasmo de professores e alunos em realizá-lo.
O desenvolvimento do programa e a realização das vídeo aulas, bem como a responsabilidade pedagógica está a cargo do pedagogo especializado e credenciado, Marcio Ceretti, fazendo parte dessa equipe, realizando o planejamento, gravação, edição e sonorização das aulas: Margarida Nunes Barreto e Flávia Cristina Paz.
A iniciativa louvável proporcionará um futuro diferenciado às crianças de Nova Nazaré. Parabéns aos professores e alunos pelo envolvimento e desempenho demonstrados. (Ascom)
COCALINHO – Alunos do 2º ano do ensino médio e professores da Escola Estadual Getúlio Vargas de Cocalinho participaram no dia 22 de agosto, de importantes palestras na L&L Agropecuária.
Foi palestrante a professora graduada em geografia e pós graduada em gestão ambiental, Valdileia Garcia, o engenheiro agrônomo Juliard Pfost e um dos proprietários da L&L, Geraldo Loeff. Eles falaram sobre a produção de soja no município de Cocalinho.
Em seguida, eles visitaram também o campo produtivo de soja.
ÁGUA BOA – A professora Jacilene Bernardes Lustosa e 20 alunos da 4ª Série da Escola Municipal Cristalino visitaram esta manhã, o departamento de jornalismo e esportes, e os estúdios da Rádio Interativa.
Os estudantes de 9 e 10 anos de idade conheceram a estrutura física da Rádio, do site e do Jornal Interativo. Eles fizeram perguntas sobre comunicação para o trabalho escolar.
Acabaram virando notícia.
QUERÊNCIA – O profissionais da educação da Escola Estadual 19 de Dezembro e Estadual 20 de Março emitiram um comunicado à comunidade de Querência, informando que decidiram, em assembleia, encerrar a greve que já dura mais de 70 dias.
As aulas, nas referidas escolas, retornarão na próxima segunda-feira (12/08). A Escola Estadual Querência já retomou as atividades no início do mês passado.
Segundo a categoria, a decisão de encerrar a greve se deve ao corte de ponto, efetuado pelo governo do estado.
No dia 30 de julho, uma decisão do Tribunal de Justiça julgou a greve abusiva e determinou o retorno dos profissionais ao trabalho em até 72h, sob pena de multa de R$ 150 mil por dia de descumprimento.
Em sua determinação, a Justiça ainda determinou que no prazo de 15 dias o Sintep deverá apresentar um calendário de reposição de aula.
A greve
Os profissionais da educação de Mato Grosso deflagraram a greve geral no dia 27 de maio. A greve foi aprovada após uma assembleia geral, realizada no dia 20 de maio, em Cuiabá.
Entre as pautas de reivindicação estava o chamamento de concursado para as vagas livre, cumprimento da Lei nº 510/2013 e pagamento dos restos a pagar da RGA de 2018 para assegurar Lei da Dobra do Poder de Compras dos profissionais da Educação.
Ao todo, cerca de 40 mil profissionais pararam as atividades. A rede possui mais de 390 mil estudantes.
Só em Querência, são cerca de dois mil alunos.
Proposta do Governo
O governador Mauro Mendes (DEM), juntamente com os deputados da base aliada do governo, elaboraram uma nova proposta para apresentar aos servidores. O anúncio foi feito pelo governador nas Redes Sociais.
No documento elaborado, o Executivo coloca como requisito para as exigências a atenção incondicional a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que os municípios não excedam os 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) com os gastos de pessoal.
A proposta é que todo o espaço fiscal que fique aberto abaixo de 49% será usado para a concessão do RGA e dos aumentos remuneratórios já previstos em lei.
A proporção seria de 75% do espaço aberto para o RGA e 25% para os aumentos. Vale salientar que o limite de gastos será verificado anualmente no último dia útil do mês de maio.
Confira o comunicado emitido à comunidade de Querência
“Os profissionais da educação da Escola Estadual 19 de Dezembro e da Escola Estadual 20 de Março, comunicam que em assembleia decidiram retornar ao trabalho no próximo dia 12 de agosto, segunda-feira, o motivo é devido ao corte arbitrário de ponto por parte do governo do Estado. Sendo assim, a maioria dos servidores está há dois meses sem salário e automaticamente sem condições de adquirir seus gêneros alimentícios, de higiene, limpeza, sem condições de pagar a energia, internet e outros compromissos mais.
A luta é pela manutenção da estrutura física das escolas, pelo repasse de verbas que permitam manter as escolas funcionando corretamente e pela manutenção da Lei 510/2013 que estabelece a forma de reajuste dos salários dos servidores da educação.
Ressaltamos que o motivo do nosso retorno é a falta de condições financeiras para adquirirmos nosso alimento.
Reprovamos a atitude do governo do Estado em fazer a categoria voltar ao trabalho usando a tática da fome.
Firmamos nosso compromisso em repor todos os dias letivos do período em que estivemos em greve.
Atenciosamente,
Profissionais da educação da Escola Estadual 19 de Dezembro e da Escola Estadual 20 de Março.”
ÁGUA BOA - Sábado, 03 de agosto, aconteceu ato solene da aula inaugural do Curso de Direito da Unemat, no Polo da UAB.
Presentes, o professor Dr. Ricardo Umetsu pró-reitor de gestão financeira da Unemat, Dr. Cesar Crispim Vilar, diretor de Unidade da Unemat de Nova Xavantina e coordenador do Curso de Direito em Água Boa, Raphael Fernando Lopes da Unemat de Nova Xavantina, além dos professores e acadêmicos.
As aulas do curso de Direito começaram na segunda-feira, em dois turnos, manhã e noite.
QUERÊNCIA – Acontece nesta quinta – feira (01) e sexta – feira (02), o 18° Fórum Municipal de Educação.
O evento tem como tema “BNCC em ação – O protagonismo nas práticas diárias” e reúne profissionais da educação com o intuito de aperfeiçoar e debater os assuntos pertinentes à categoria. Os presentes participaram de palestras, debates e oficinas voltadas para a educação.
A abertura será nesta quinta (01), a partir das 07h30min com palestra ate às 11h30min. O local do fórum será no CTG – Centro de Tradições Gaúchas.