Soja tem disparada nos preços e volta a ser considerada 'ouro verde' em MT
CUIABÁ - A soja em Mato Grosso já pode voltar a ser considerada "ouro verde" graças à valorização dos preços da oleaginosa frente ao mercado externo. As exportações sofreram aumento expressivo com a grande demanda necessária mundial, que deverá, em grande parte, ser atendida pelos produtores do Estado.
O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) destaca em boletim que a soja que deverá ser colocada à disposição no mercado não será suficiente para atender a pendência. Junto a isso, os Estados Unidos, que ainda detém grande parte da produção, deverão enfrentar má fase, incumbindo ao Brasil o posto de grande fornecedor.
Inclusive o país deverá se equiparar aos EUA ainda nesta safra e até o final do ano deve ultrapassar os agricultores norte-americanos. E Mato Grosso, sendo o maior produtor nacional, é quem recebe destaque, tendo reflexo já nesta safra de exportação 2013/2014, com elevação no preço da saca, que pode alcançar os R$ 60,00. No último período de cotação, na última sexta-feira (04), em Rondonópolis (201 km de Cuiabá) e Alto Araguia (410 km de Cuiabá), a saca alcançou R$ 57, surpreendendo os produtores de todo o Estado, já que representa em números claros um aumento de 35% em relação aos primeiros meses deste ano.
Por Priscilla Vilela - Olhar Direto (www.olhardireto.com.br)