Araguaia gerou 3.867 empregos em agosto
ÁGUA BOA - A região do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, gerou 3.867 mil empregos no mês de agosto, de acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O setor responsável pelo maior número de contratações foi o de serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados, com 1.016 admissões, seguido por produção de bens e serviços industriais, com 995 contratações.
Do total de contratados no período de referência, 2.674 eram homens e 1.193 eram mulheres. A região engloba 23 cidades: Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.
Jô Santos, supervisora da agência de Recursos Humanos - Employer, explica que embora a indústria e o comércio sejam fortes na região, o agronegócio é um dos que mais gera empregos e tem atraído trabalhadores de outros estados.
“Existe um movimento na região de contratação de temporários, principalmente durante o período de safra. Isso, além de gerar novas oportunidades para quem busca se inserir no mercado de trabalho, também contribui para movimentar a economia local, já que o dinheiro passa a circular no comércio”, avalia.
Vantagens da contratação temporária
Segundo Jô Santos, a vocação natural dos municípios para o agronegócio tem elevado o interesse dos empregadores por uma modalidade de contratação para cobrir necessidades sazonais e pontuais. Uma das vantagens da contratação de temporários para o empresário diz respeito aos custos contratuais, já que os encargos sociais são menores.
Além disso, a parte burocrática da contratação, como recrutamento, seleção, treinamento, folha de pagamento e toda a gestão dos trabalhadores, inclusive o registro, é realizado por uma agência especializada facilitando todo o processo para o contratante.
Em Querência, esse modelo tem sido utilizado por empresas de diferentes ramos como armazéns, fábricas de fertilizantes e insumos agrícolas. Nas últimas três safras o número de trabalhadores temporários apresentou aumento: segundo dados da Employer, em 2020 foram contratados 469 colaboradores. Já em 2022 o número de contratados subiu, em média, 530.
Dados Nacionais
De acordo com a ASSERTTEM - Associação Brasileira do Trabalho Temporário, essa modalidade pode ser vista como um termômetro da economia brasileira, já que a categoria tem ganhado destaque por ser uma opção formal de contratação rápida, flexível e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores, quanto para as empresas.
No mês de agosto, foram geradas 248.560 vagas temporárias em todo o Brasil, considerado o melhor resultado desde 2014. Em relação ao mesmo período de 2021, houve um aumento de 25,8% nas contratações.
A expectativa é que o número de contratados cresça no último trimestre de 2022, impulsionado pelas datas sazonais como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
DIREITOS DO TRABALHADOR TEMPORÁRIO
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
EMPLOYER
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH (Ascom)