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Rib. Cascalheira pode receber ferrovia ligando a Primavera do Leste; ANTT e Minfra autorizaram - entenda

destaque02BRASÍLIA/RIBEIRÃO CASCALHEIRA - O municicípio pode receber ferrovia, ligando Ribeirão Cascalheira a Primavera do Leste. São 498km de ferrovia e mais de R$ 11 bilhões em investimento, com 54.365 empregos diretos e 25.640 empregos indiretos.
ENTENDA:
Nesta quarta-feira (26/10), a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) assinaram cinco novas autorizações ferroviárias em cerimônia em Brasília (DF). A medida possibilitará o equilíbrio da matriz de transporte ferroviário de cargas, a diminuição do custo de frete, o aumento da competitividade nacional e a geração de empregos e de soluções EcoSustentáveis.
Os novos contratos de adesão contemplam a construção de 1.040,7 novos quilômetros de linhas férreas nos estados da Bahia, Góias e Mato Grosso. O modelo de contrato viabiliza investimentos do setor privado na construção de ferrovias, sem a necessidade de leilão e pagamentos de outorga (contrapartida financeira do Governo Federal).

A Rumo S.A. obteve a autorização ferroviária para duas linhas ferroviárias no Estado de Mato Grosso. A primeira vai operar no trecho entre Santa Rita do Trivelato (MT) e Sinop (MT). Serão 250,7 quilômetros que servirão para o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, graneis líquidos e Fertilizantes.

A segunda autorização da Rumo S.A será para 498 quilômetros de linhas férreas entre Primavera do Leste (MT) e Ribeirão Cascalheira (MT). Esse ramal vai possibilitar o transporte de granéis agrícolas, produtos industrializados, granéis líquidos e fertilizantes.

Somente com as obras férreas em Mato Grosso dessas autorizações concedidas à Rumo S.A., a estimativa é de R$ 11,3 bilhões em investimentos e a geração de 54.365 empregos diretos e 25.640 empregos indiretos.

A partir das autorizações, caberá a cada empresa requerente conduzir as tratativas para tirar o projeto do papel, assumindo todos os riscos do negócio. Assim, serão da iniciativa privada – e não do estado – as obrigações de obtenção dos licenciamentos junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento dos projetos de engenharia e de viabilidade socioambiental, a busca de financiamento e a definição das etapas da obra.
Claro que esse processo de autorização, é somente para o ínicio oficial dos trabalhos de projetos e afins, tendo ainda a necessidade de realização de audiência pública, obter licenças e o tempo de obra. Mas já é, um grande avanço a sinalização de uma possível ferrovia em RC.
Em contato com a empresa, a mesma disse ao Notícias Interativa, que: "A Rumo não vai se manifestar porque se encontra em período de silêncio."

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