Atualizada dia 16 mar 26
ÁGUA BOA - Nossa reportagem fez contato hoje cedo com alguns postos de combustíveis da cidade e da região.
Os relatos são os mesmos: os estoques de óleo diesel são reduzidos em vários estabelecimentos.
Também aumentou o tempo de espera dos caminhoeiros para carregamento junto à distribuidora em Senador Canedo, Goiás.
Gasolina e etanol, a princípio, não enfrentam racionamento.
Porém, a pior notícia é de que houve aumento nos preços dos combustíveis. Estamos atualizando a reportagem.
Detalhes em instantes.
=======================
Atualizada dia 12 mar 26
BRASÍLIA - O Governo do Brasil vai adotar um conjunto de ações para reduzir a pressão que as altas na cotação internacional do barril de petróleo vêm exercendo sobre o óleo diesel, bem como para aumentar a fiscalização no setor, com o objetivo de combater a especulação e a alta abusiva de preços.
As ações, que incluem a edição de Medida Provisória e de três decretos presidenciais, são uma resposta ao cenário de forte volatilidade dos preços do petróleo causado pela guerra envolvendo os Estados Unidos, Israel e o Irã e pelas tensões no entorno do Estreito de Ormuz, corredor estratégico por onde passa cerca de um quinto do petróleo consumido no mundo. Juntas, as iniciativas irão proteger a população brasileira, os caminhoneiros e os setores econômicos.
Uma das medidas será zerar as alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre o diesel. Na prática, isso elimina os únicos dois impostos federais atualmente cobrados sobre o combustível e representa uma redução de R$ 0,32 por litro. O objetivo é aliviar a pressão sobre um insumo essencial para o transporte de cargas, a produção agropecuária, o abastecimento das cidades e a mobilidade de milhões de brasileiros. Esta medida será editada via decreto presidencial.
Além disso, uma Medida Provisória vai prever o pagamento de subvenção a produtores e importadores de diesel, no valor de R$ 0,32 por litro, que deverá ser repassada. Somadas, as duas medidas têm o objetivo de gerar um alívio de R$ 0,64 por litro nas bombas, para conter a pressão de custos ao longo da cadeia e criar condições para que esse efeito chegue à população nas bombas dos postos. Será editado decreto para regulamentar a subvenção.
A MP prevê ainda Imposto de Exportação como medida regulatória para aumentar o refino interno e garantir o abastecimento à população. Deste modo, a renda excedente obtida em função do aumento de preço do petróleo no mercado internacional será compartilhada com a sociedade brasileira.
A MP dota a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de novos instrumentos de fiscalização no mercado de combustíveis para coibir práticas lesivas ao consumidor. Entre elas, o aumento abusivo de preços e a retenção especulativa de estoques com a finalidade de provocar escassez ou a venda do produto por valores mais altos.
Outro decreto, a ser editado hoje, determina que os postos de combustíveis adotem sinalização clara e visível ao consumidor, informando a redução dos tributos federais e do preço em função da subvenção.
Ao editar essas medidas, o Governo do Brasil atua para evitar que a população brasileira, os caminhoneiros e os setores produtivos arquem sozinhos com o custo de uma crise externa. A iniciativa também busca conter pressões inflacionárias, especialmente sobre alimentos, fretes e bens essenciais que dependem diretamente do transporte rodoviário.
Na tarde desta quinta-feira (12), o vice-presidente, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Wellington César (Justiça), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, se reunirão com representantes das maiores distribuidoras privadas de combustíveis — responsáveis por cerca de 70% do mercado privado no Brasil — para cobrar que as medidas anunciadas sejam efetivamente repassadas ao consumidor final. Também serão convidados para a reunião representantes da Senacon, de modo a reforçar o acompanhamento institucional sobre a chegada desse alívio aos consumidores.
(Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República )
======================
Atualizada dia 12 mar 26
Combustíveis aumentam de preço em Água Boa.
O litro da gasolina subiu de R$ 6,18 para R$ 6,69. Significa aumento de 8,4% ou 51 centavos por litro.
O etanol aumentou de R$ 4,39 para R$ 4,56. Reajuste de 4% ou 17 centavos por litro.
O óleo diesel subiu de R$ 6,29 para R$ 7,09. Aumento de 12,7% ou 80 centavos por litro
ÁGUA BOA – Desabastecimento de combustíveis é o assunto do momento. Alguns postos de gasolina da cidade já estão encontrando dificuldades para abastecer nas distribuidoras.
O óleo diesel é o maior problema. Alguns postos da cidade estão com pouco estoque.
Acontece que a safra da soja está em ritmo acelerado, bem como os serviços de manejo de lavouras de segunda safra. Também o transporte de grãos para portos exportadores exige óleo diesel.
Gasolina e etanol não deve ser problema, pois ainda existem estoques e também previsão de chegada de novos caminhões-tanque. Mesmo assim, o aconselhado é evitar serviços desnecessários com veículos. Ontem, a cidade registrou grandes filas para abastecimento de veículos nos revendedores.
Nas demais cidades da região, a situação não é diferente. Os donos de postos acompanham a situação atentamente.
Há princípio, não há risco de desabastecimento nas distribuidoras.
Em algumas cidades não houve corrida aos postos. Em outras, sim.
========================
Publicado dia 11 mar 26
VALE DO ARAGUAIA - Nossa reportagem fez contato com alguns postos de combustíveis em cidades da região: Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim, Rib. Cascalheira, Canarana, Barra do Garças e em Querência.
A informação é de que em muitos estabelecimentos, o óleo diesel está acabando ou já acabou.
A gasollina e o etanol ainda tem estoques em alguns revendedores.
Parece que o problema é nas distribuidoras que não estão conseguindo atender à forte demanda.
Relatos de caminhoneiros é de que ao longo dos trajetos distantes como Goiânia (630km) e Cuiabá (740km), os postos à beira das rodovias enfrentam situação semelhante.
Ao consumidor resta pesquisar nos vários postos em cada cidade para conseguir o combustível.

