Chuvas x atraso no plantio
CUIABÁ – O plantio da soja não avança por falta de chuvas no Estado, o que é comum quando o fenômeno El Niño. Mas está atuando. Conforme novo levantamento divulgado pela consultoria AgRural, pancadas esparsas de chuvas atingiram o norte, o oeste e pontos do sul do Estado, mas não foram suficientes para dar ritmo ao plantio da soja. Atualmente, cerca de 2% das área foram plantadas, contra 5% plantado no mesmo período do ano passado. A área estimada para o atual ciclo é de 9,2 milhões hectares. No Araguaia, o plantio da soja deve começar somente no final deste mês de outubro, se as chuvas possibilitarem.
CUIABÁ – Foi dada a largada ao plantio da safra de soja 2015/16 em Mato Grosso no dia 15 de setembro, quando o Vazio Sanitário chegou ao fim. A chegada do período de plantio marca também a entrega dos insumos e a prestação dos serviços envolvidos no processo produtivo. Por isso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) alerta aos produtores rurais que todas as transações sejam formalizadas por meio de contratos. A celebração de contratos é essencial para dirimir dúvidas e resguardar as partes de eventuais problemas no futuro
ÁGUA BOA – A falta de água é visível em nosso município. Relatos de proprietários rurais indicam que esta é uma das mais prolongadas estiagens da história. Os córregos no interior já estão secos e represas praticamente secaram em vários lugares. Para piorar, as previsões indicam que nos próximos dias teremos apenas pancadas de chuvas na região.
– O final de semana foi de altas temperaturas. No sábado, a máxima chegou aos 39 graus. Ontem, foram 38 graus e 5 décimos em nossa cidade, segundo o Inmet. Estamos há mais de 140 dias sem chuvas na cidade. A última chuva boa foi em maio.