Produtores querem ampliar janela para plantar soja em Mato Grosso
Os sindicatos rurais e as entidades que representam os produtores de soja em Mato Grosso pediram, ontem, dia 04, ao Governo do Estado, uma nova prorrogação do período de plantio da oleaginosa no estado. Na última semana de 2015, já havia sido anunciado que o período foi prorrogado até o dia 15 de janeiro, mas para os produtores este período é insuficiente. O plantio da soja em Mato Grosso está prejudicado devido a falta de chuvas.
Embora tenha chovido em diversas regiões do estado no último final de semana, o índice pluviométrico foi baixo, insuficientes para amenizar a situação ou trazer algum alívio aos agricultores. As últimas previsões climáticas ainda mostram chuvas irregulares no estado, por isso os agricultores dizem que não é possível concluir a semeadura em um tempo tão ajustado
O período de plantio da soja deveria ter sido encerrado no dia 31 de janeiro,mas foi necessária uma prorrogação. Muitos produtores estão tendo que fazer o replantio da soja e outros irão fazer o replantio de suas lavouras pela terceira vez.
Em dezembro, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o IMEA, divulgou que já houve uma perda de um milhão de toneladas na produção de soja Mato Grosso, que baixou de 29 para 28 milhões de toneladas. Uma nova projeção deve ser divulgada esta semana,
Os produtores esperam uma nova prorrogação do prazo de plantio, uma vez que não só a sojicultura é prejudicada pelas atuais condições de clima, mas também a safrinha de milho que também exige atenção.
Enéas Jacobina - MT Via Rádio