Image

Aprosoja e Fundação Mato grosso firmam parceria para unidade de pesquisa

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, a Aprosoja, e a Fundação MT fizeram os ajustes finais para a parceria que irá criar uma unidade de pesquisas no Estado. As conversações entre as duas instituições estavam sendo realizadas desde maio de 2014 e, agora, entram na fase de implantação do projeto piloto. A Região Oeste do estado será o primeiro local a receber pesquisas.

O objetivo é que as demandas dos produtores sejam atendidas no campo científico e em um contexto amplo e aprofundado. As duas instituições destacam que a parceria foi motivada pela dinâmica da agricultura e os sistemas produtivos que mudaram ao longo das últimas décadas e, por vezes, as pesquisas não acompanharam.

Atualmente, o istema produtivo é diferente do que era há 5, 10, 20 anos. Então, a partir deste cenário, para as instituições estabeleceu-se a necessidade de se adequar os trabalhos de pesquisa e aproximar os produtores dos resultados obtidos.

A Aprosoja lembra que já tem o braço estatístico, que é o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, mas necessitava de um braço científico, para ter um posicionamento e entendimento próprio da pesquisa aplicada e da evolução do sistema produtivo com suas consequências.

Confira Mais Notícias