Esse trabalho integrado tem como objetivo garantir o bem-estar emocional, social e pedagógico dos estudantes, atendendo crianças com dificuldades de comportamento, aprendizagem ou em situação de vulnerabilidade social.

Quando a escola identifica um aluno, é preenchido um relatório pedagógico. A partir disso, a equipe pode acompanhar em sala de aula, dialogar com a família e orientar professores sobre as melhores estratégias. Em alguns casos, há encaminhamento para atendimento clínico; em outros, o acompanhamento segue dentro da própria escola.

Além disso, são realizadas formações continuadas, avaliações diagnósticas e estratégias de recomposição das aprendizagens, sempre com foco em melhorar a qualidade do ensino.

Outro destaque é a atuação na Busca Ativa Escolar, em parceria com o UNICEF, que combate a exclusão escolar. A equipe realiza contatos, ligações e visitas domiciliares para trazer de volta os alunos que estão fora da sala de aula.

Esse trabalho acontece tanto na cidade quanto nas escolas do campo, garantindo que cada criança e adolescente tenha acesso a uma educação pública de excelência, com equidade e qualidade. (Ascom)