Featured

Delegação mato-grossense visita a Alemanha

Da esquerda para direita Lauro Feldmann (Água Boa), Vilmutch Marks (Chapadões), Lourdes Maria de Lima Probst (Gaúcha do Norte), Noemia Elza Tscha (Vila Rica), Lorivo Haack (Matupá ) e Pastor Elisandro RheinheimerÁGUA BOA/SYKE-HOYA - Neste ano comemora-se o Jubileu de Prata de parceria entre as paróquias do Sínodo Mato Grosso e as paróquias do Sínodo de Syke-Hoya (norte da Alemanha), perto de Bremen e Hanover. Trata-se de uma parceria que não prevê acordos de ajuda financeira. A parceria visa unicamente colocar pessoas com uma mesma fé, a cristã de confissão luterana, mas com uma cultura e contextos totalmente diferentes, em contato umas com as outras. Nesse contato aprendemos e exercitamos a compreensão pelo outro, o convívio com o diferente e a tolerância.
A visitação acontece a cada dois anos. Este ano, uma delegação do Brasil foi a Ske-Hoya. Em 2019 uma delegação alemã deve visitar o Brasil, mais especificamente o estado de Mato Grosso.
Cada delegação é sempre composta por representantes de seis paróquias de nosso Sínodo. Os representantes são escolhidos pelas próprias paróquias. O escolhido da Paróquia de Água Boa, que é formada pelos municípios de Barra do Garças, Nova Xavantina e Água Boa foi Lauro Feldmann. Além do professor Lauro Feldmann, estão na delegação: Vilmutch Marks (Chapadões), Lourdes Maria de Lima Probst (Gaúcha do Norte), Noemia Elza Tscha (Vila Rica), Lorivo Haack (Matupá ) e o Pastor Elisandro Rheinheimer. A delegação chegou a Alemanha no dia 13 de maio, e deve retornar apenas no início de junho.
Cada visita tem um tema. Para este ano, o tema trata sobre os 500 anos da reforma. Serão realizadas visitas nas chamadas “cidades de Lutero”. Será abordado ainda o tema da imigração, uma vez que a Alemanha recebeu muitos refugiados, por exemplo, da Síria. O fato da Alemanha ter recebido refugiados significa que a igreja, através de suas instituições diaconais, esteve ajudando em todo esse processo.
Além de todo conhecimento trocado e adquirido, a delegação deve trazer diversos souvenirs na bagagem.

Por: Pastor Elisandro Rheinheimer – integrante da delegação 2017.

Confira Mais Notícias