25 Anos de MTG em Mato Grosso - Chama Crioula acesa em Querência
QUERÊNCIA - Foi comemorado ontem, 14 de Agosto de 2018, 25 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho no estado de Mato Grosso. São 25 anos congregando os Centros de Tradições Gaúchas preservando a filosofia da Carta de Princípios, promovendo e defendendo a cultura e as raízes da tradição gaúcha e seu patrimônio histórico, cultural e artístico, construindo e desenvolvendo espaços culturais para a participação da comunidade Mato-grossense.
Querência, por ser Sede do MTG atualmente, teve a oportunidade de acender a Chama Crioula que representa, para o gaúcho e o tradicionalista, a história, a tradição, a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos. Em torno dela construímos um ambiente de reverência ao passado, de culto aos feitos e fatos que nos orgulham, de reflexão sobre a sociedade que somos e a que queremos ser. Como um símbolo que une nosso Estado, ela estará presente em todos os galpões, todos os acampamentos, todas as manifestações de amor à tradição, ardendo no candeeiro, sempre carregada de a cavalo por homens e mulheres
Na oportunidade o CTG Pioneiros do Centro Oeste, de Canarana na pessoa do Patrão Jorge Winter, esteve em Querência buscando a chama que irá percorrer todo o Estado de Mato Grosso até o dia 23 de Setembro. O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso(MTG-MT), conta com uma congregação de cerca de 40 entidades filiadas.
Os gaúchos estão espalhados em dezenas de municípios do Mato Grosso. Os primeiros migrantes chegaram ao final do século 18 e se estabeleceram na porção sul do Estado, onde hoje é Mato Grosso do Sul. Foi, sobretudo, na década de 70 que houve a maior onda de migrantes com destino à região centro-sul do estado, para trabalhar nas lavouras de soja e arroz, a partir daí a história se estendeu, o pioneirismo do gaúcho abriu fronteiras para a fundação de diversas cidades e contribuiu fortemente para a história e economia do Estado do Mato Grosso.
JOSÉ ANTONIO DE OLIVIERA, mais conhecido como “Zézinho”, foi um grande incentivador, comprometido com a preservação e a expansão do Tradicionalismo Gaúcho no Brasil. Engenheiro Agrônomo formado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, nascido em Santo Antônio da Patrulha, Estado do Rio Grande do Sul em 11 de Julho de 1955. Zézinho, foi fundador e primeiro presidente do MTG – MT, eleito em 14 de agosto de 1993 no congresso realizado em Cuiabá no CMTG Bento Gonçalves.