Invasão de terras por indígenas volta ao debate - veja vídeo
Atualizada 23 Jan 24ÁGUA BOA - Aconteceu que nos últimos dias, indígenas voltaram a invadir fazendas próximas à terra indígena Areões, causando prejuízos aos fazendeiros.
Em uma fazenda foram abatidas duas vacas. Um indígena foi flagrado armado no interior da fazenda e foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
Como represália, os indígenas furtaram uma motocicleta e um celular do fazendeiro. Participaram do encontro produtores rurais, a vice-prefeita Rejane Garcia, o tenente coronel Gyancarlos Cabelho (PM), delegado Dr. Matheus Soares Augusto (PJC), promotor de justiça Dr. Luis Alexandre Lentisco, representantes da Funai, vereadores Leo Enfermeiro e Junior Silveira, e representantes de outras entidades.
Ficou definido que uma comissão vai gerenciar o conflito para apaziguar os ânimos. Os produtores rurais querem apenas o direito à propriedade, e que os indígenas não invadam terra particular.Geraldo Delai diz que os indígenas, já tem suas terras e devem respeitar as terras dos demais.
O promotor Dr. Luis participou do encontro para apaziguar os ânimos e negociar alternativas pacíficas. Ele pediu que todos continuem agindo com calma.
Já o Coronel Gyancarlos afirmou que toda vez que a Polícia Militar for chamada, para agir de forma preventiva e repressiva, dentro da lei.
Glenia Cardoso da Funai ressaltou que as conversar com a comunidade indígena vão prosseguir.
Veja matérias relacionadas ao assunto.
Veja Vídeo:
==============================================
Atualizada 17 out 22 - Invasões de indígenas em terras particularesÁGUA BOA – Mais uma reunião discutiu a invasão de fazendas por alguns indígenas no interior de Água Boa e Nova Nazaré.
Hoje pela manhã, representantes da Funai, dois caciques de aldeias Xavantes, direção do Sindicato Rural, produtores rurais, promotor Dr. Luis Alexandre Lentisco, delegado regional Valmon Pereira da Silva, tenente coronel Gyancarlos Cabelho estiveram reunidos no Sindicato Rural.
Os produtores rurais apresentaram a preocupação sobre as constantes invasões das fazendas pelos indígenas.
Segundo a denúncia, os indígenas invadem as fazendas para praticar queimadas, promovem caça e pesca e outros crimes ambientais. Em muitos casos, os índios andam armados.
O comando da Polícia Militar já avisou que os produtores rurais que forem vítimas, devem acionar a PM que vai prender os suspeitos invasores.
Além disso, a Funai e as demais entidades montaram uma comissão para continuar as negociações no sentido de pacificar a questão.
‘Tunico’ salientou que os produtores estão cansados de bancar o prejuízo. Novos encontros devem acontecer nas próximas semanas para resolver o impasse.
Veja vídeo -
=======================================================================================================================
Atualizada 29 set 22ÁGUA BOA – Outra vez a pauta de uma reunião foi a invasão de indígenas em terras de fazendeiros.
Hoje pela manhã, no Sindicato Rural, estiveram presentes lideranças do agronegócio, o tenente coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar, o presidente do Sindicato, Geraldo Delai, o promotor Dr. Luis Alexandre Lentisco, e representantes da Funai.
Ficou acertado que nos próximos dias, alguns caciques de aldeias indígenas participarão de uma nova rodada de negociações.
Os fazendeiros se queixam de fogo nas propriedades rurais, pesca predatória por meio do uso de timbó, e outros crimes ambientais como derrubada de buritis e furto de gado.
Veja vídeo -
Fotos e edição: Ivair Alves
============================================
Atualizada 06 set 14:45ÁGUA BOA - O promotor de Justiça Dr. Luis Alexandre Lentisco participou hoje do encontro de produtores rurais no Sindicato Rural.
Na ocasião, eles discutiram assuntos como furto de gado, incêndios florestais e patrulhamento rural.
Veja vídeo -
==============================
Atualizada 06 set 11:19ÁGUA BOA – Produtores rurais fizeram reunião esta manhã com representantes da prefeitura e do Ministério Público Estadual, através do Dr. Luis Alexandre Lentisco.
Em pauta a invasão de indígenas nas propriedades rurais próximas e o abate de gado. Diversos produtores rurais se queixaram de que os índios invadem as propriedades, derrubam buritis, promovem caça e pesca predatórias e causam outros crimes ambientais. Os fatos têm se repetido nos últimos tempos.
O que mais preocupa é que os indígenas entram nas propriedades rurais armados com espingardas, arco e flecha, e ficam acampados por vários dias nos mesmos locais.
Além disso, incêndios em terras indígenas novamente preocupam os produtores rurais. O fogo está fora de controle após 156 dias de estiagem.
Os produtores dizem que a única forma de se evitar os grandes incêndios é promovendo aceiros de grande extensão e queimando preventivamente os locais no início da estação da estiagem.
Veja vídeo -