Secretaria de Saúde segue combatendo a dengue
Atualizada dia 13 mar 23 ÁGUA BOA - Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa estão unindo forças no combate ao mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito-da-dengue. Porém, reforçam que a ajuda dos moradores é fundamental nesta luta, afinal quase 90% dos criadouros estão nas residências e lixos domésticos.
No início deste mês de março, os trabalhos foram realizados no interior. Os profissionais da Vigilância em Saúde começaram as inspeções na Serrinha, encontrando 21 focos, e em seguida foram até o P.A. Jaraguá também encontraram 21 focos, na sexta-feira (3) estiveram no PA Santa Maria onde 8 focos foram encontrados.
Além dos focos, foi verificado a presença de águas servidas lançadas indevidamente, caixa dágua irregular, fossa irregular, lixo e vegetação alta.
Além do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e dos fiscais da Vigilância em Saúde, na cidade e no interior, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também estão realizando ações de prevenção e combate em suas áreas de cobertura.
Os profissionais da Vigilância também estão realizando a borrifação em locais onde há muitas notificações de Dengue para evitar que mais pessoas contraiam a doença. No entanto, explicam que a borrifação de inseticidas não tem efeito residual, ou seja, ela mata apenas o mosquito que está voando no local naquela hora. Sendo assim, a melhor saída é evitar que o mosquito nasça, acabando e evitando os ovos/larvas. (Ascom)
====================
Combate à dengue (01/03)ÁGUA BOA - As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e as Agentes de Combate às Endemias (ACE) se uniram para intensificar as vistorias em combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Nesta terça-feira (28), as vistorias aconteceram no bairro Vila Nova, e segundo as Agentes, as vistorias foram realizadas minuciosamente encontrando focos em 7 imóveis. Porém, muitas casas não estavam com moradores ou não receberam os Agentes para que pudessem realizar a inspeção, por isso o trabalho nesse setor vai continuar.
A Equipe da Saúde pede encarecidamente que os moradores recebam os profissionais responsáveis por realizar a inspeção e cada morador tenha um cuidado especial com seu imóvel, cuidando para eliminar todo possível criadouro do mosquito.
Diversas áreas da cidade estão em situação de alerta e risco iminente de epidemia, por isso, todos os bairros/setores, inclusive o interior, estão desenvolvendo esse trabalho de forma intensificada. Receba os Agentes em sua casa. (Ascom)