INCRA Mato Grosso entrega títulos de propriedade emocionantes para assentados de Querência e Ribeirão Cascalheira
Atualizada 26/ABR
QUERÊNCIA - Na manhã de ontem, o deputado estadual Valdir Barranco e o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de Mato Grosso, Editânio Santos Oliveira, estiveram presentes em uma emocionante cerimônia de entrega de centenas de títulos de propriedade na Câmara de Vereadores de Querência. Além da presença do prefeito Fernando Gorgem, do presidente da Câmara Jean do Coutinho, da vice-prefeita de Ribeirão Cascalheira e do vice-prefeito de Bom Jesus do Araguaia, também estiveram presentes diversas autoridades do município e dos assentamentos.
Na ocasião, foram entregues títulos de propriedade para centenas de agricultores familiares e assentados da reforma agrária nas proximidades do município de Querência e de Ribeirão Cascalheira, muitos dos quais estavam lutando há mais de 20 anos para regularizar suas terras. A regularização fundiária é um processo importante para garantir a segurança jurídica e o direito à terra para os agricultores, além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar na região.
A presença das autoridades locais e das lideranças políticas como o deputado estadual e o superintendente do INCRA é importante para dar visibilidade ao processo de regularização fundiária e mostrar o comprometimento do poder público em garantir o acesso à terra para os agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Espera-se que a entrega dos títulos possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que receberam a documentação e para fortalecer a parceria entre o poder público e a sociedade civil na promoção da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável.
====================================
Atualizada 25/ABR
QUERÊNCIA - Na manhã desta terça-feira (25) está acontecendo na Câmara de Municipal de Vereadores a entrega dos títulos rurais de aproximadamente 35 moradores do assentamento Pingo d’Água.
O Superintendente do Incra de Cuiabá, o Deputado Estadual Valdir Barranco e as demais autoridades do município também estão presentes.
A principal pauta discutida é a demanda dos assentamentos, voltados para o Incra e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Está em pauta também a questão do embargo geral do assentamento Pingo d’Água, que há anos prejudica a liberação de recursos.
====================================
Atualizada 24/ABR
QUERÊNCIA - Na noite desta segunda (24), uma importante reunião aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Querência, com a presença do Deputado Estadual, Valdir Barranco, tratando a respeito do zoneamento urbano no município de Querência e região. Além do deputado, esteve presente o Superintendente do Incra de Cuiabá, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Querência, a médica veterinária do Indea e o Presidente do Sindicato Rural do Pingo d'água.
====================================
QUERÊNCIA - Uma importante reunião irá acontecer dia 25/04 na Câmara Municipal de Querência, com a presença do Superintendente do Incra de Cuiabá, e com o Deputado Estadual Valdir Barranco e as demais autoridades do município, a partir das 7h30.
Será entregue os títulos rurais de aproximadamente 35 moradores do assentamento Pingos d’Água e coletando assinaturas. A principal pauta discutida será as demandas dos assentamentos, voltados para o Incra e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Estará em pauta também a questão do embargo geral do assentamento, Pingo d’Água, que há anos prejudica a liberação de recursos, impactando no desenvolvimento das famílias.
O Presidente do Conselho do pingo d’Água, ressalta a importância dessa reunião com as autoridades “A municipalidade dos núcleos urbanos, questões industriais do Pingo d’Água, onde precisa regulamentar os títulos nas áreas urbanas, estando apenas 30km de distância do perímetro urbano.”
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Driana Cappellesso, diz que é um longo trabalho, desde 2016, quando começou a ser feito o georreferenciamento nos assentamentos para a liberação da titulação.
Driana ainda afirma, que o assentamento de Canaã do Norte, devido a dificuldade da escritura que ainda não foi passada em nome do Incra, seja em breve entregue para retirar a titulação dos moradores do assentamento.