Explosão em hipermercado de Água Boa: Laudo da Politec aponta falhas em manutenção de gás GLP
Atualizada 08 Jan 24
ÁGUA BOA - Laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Água Boa concluiu que o vazamento de gás GLP durante um serviço de manutenção e abastecimento, em contato com as chamas de uma chapa acesa no setor de cafeteria, resultou na explosão em um hipermercado do município.
O caso aconteceu no dia 04 de dezembro, resultando na morte de um adolescente e em ferimentos em uma mulher por queimaduras.
Conforme a perícia, as empresas que realizavam a manutenção e o abastecimento da rede de gás não se atentaram às medidas de segurança necessárias. Enquanto o serviço de manutenção na rede ocorria no interior do estabelecimento, outra empresa realizava o abastecimento pelo lado de fora, sem ter conhecimento de como estava a extremidade da rede.
Neste momento, os vapores de GLP, que se encontravam confinados e em suspensão nos corredores, entraram em contato acidental e direto com a chama acesa da chapa da cafeteria, resultando em uma explosão.
A explosão teve seu epicentro em um ponto antes do corredor onde a central de GLP estava instalada e onde haviam dois recipientes do mesmo gás em área aberta, estando um deles com a válvula em manutenção. No local da explosão também foi observada a proximidade entre os cilindros e as aberturas na parede, que se comunicavam a uma potencial fonte de ignição.
O incêndio teve início em materiais e objetos inflamáveis que estavam no trajeto da combustão dos gases, mas foi contido rapidamente por testemunhas, que utilizaram extintores e mangueiras com jatos d’água.
A Politec analisou imagens de câmeras de segurança, entrevistou testemunhas para a apuração da dinâmica dos fatos, e realizou estudos de procedimentos estabelecidos por normas referentes às operações envolvendo GLP, em conjunto com os dados obtidos durante exames de local.
O laudo pericial foi disponibilizado à Delegacia Regional de Água Boa para compor o inquérito que investiga as circunstâncias da explosão.
===========================================================
Luiz Henrique, vítima de queimadura com gás, foi sepultado hoje
Atualizada dia 15 dez 24
ÁGUA BOA – Foi sepultado hoje pela manhã no cemitério municipal, o jovem Luiz Henrique. Ele faleceu na sexta-feira, 13 de dezembro, na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá.
O jovem estava internado na Ala de Queimados desde o dia o dia 5 de dezembro. Luiz Henrique foi atingido por uma explosão de gás de cozinha no dia 4 de dezembro, em seu local de trabalho.
Além dele, uma mulher também sofreu queimaduras e foi internada no mesmo hospital. Segundo familiares, Luiz Henrique teve morte cerebral decretada durante a semana.
O sepultamento dele ocorreu esta manhã, após homenagem na Escola Militar Tiradentes 3º Sgt Justino. Foi um momento de grande comoção.
Logo após o acidente, as vítimas passaram a ser alvo de orações intensas da comunidade. Um dos maiores movimentos de oração já vistos no município.
Nao temos informação sobre o quadro clínico da mulher vítima do mesmo acidente.
===============
Atualizada dia 8 dez 24
CUIABÁ - Boletim médico deste domingo indica quadro clínico estável do paciente Luiz Henrique.
Segundo sua mãe, Claudia Sakadauskas, todos os marcadores estão controlados e com medicação dentro da normalidade.
O paciente segue respirando por aparelhos e intubado na UTI de queimados. A família segue pedindo orações. Claudia está otimista com o quadro de hoje.
Ambos foram queimados por uma explosão na quarta-feira, no Hiper Machado.
Eles estão internados na ala de queimados do Hospital Municipal de Cuiabá.
DETALHES ABAIXO.
======================
CUIABÁ - Boletim médico deste sábado indica a gravidade dos ferimentos do paciente Luiz Henrique.
Segundo sua mãe, Claudia Sakadauskas, exames foram feitos hoje para verificar orgãos internos dele.
O paciente segue respirando por aparelhos e intubado na UTI de queimados. A família segue pedindo orações.
Já a paciente Juliana, segundo Claudia, está consciente e apresenta quadro um pouco melhor que o quadro de Luiz Henrique.
Ambos foram queimados por uma explosão na quarta-feira, no Hiper Machado.
Ambos estão internados na ala de queimados do Hospital Municipal de Cuiabá.
A Direção do HIPER MACHADO expressa sua solidariedade e compromisso em apoiar os funcionários afetados pelo recente acidente de trabalho. Desde quarta-feira, a empresa tem fornecido toda a assistência necessária aos colaboradores e suas famílias, assumindo também as despesas relacionadas ao ocorrido. O HIPER MACHADO solicita, ainda, que todos se unam em orações pela recuperação das vítimas e pelo conforto de seus entes queridos.
Atenciosamente,
A Direção
DETALHES ABAIXO.
================
Atualizada dia 06 dez 24
CUIABÁ - O rapaz de 16 anos segue internado na UTI de Queimados no Hospital Municipal de Cuiabá.
A informação é da mãe, Claudia Sakadauskas. Ela visitou o filho agora a pouco. Luiz Henrique respira com ajuda de aparelhos, tem pressão normal e funcionamento dos rins.
Ele sofreu queimaduras de 50%, segundo Claudia. Os médicos aplicaram antibióticos para prevenir infecções.
O próximo passo é receber alimento por sonda.
Já a mulher não está na UTI, sofreu muitas queimaduras, e tem quadro estável.
As famílias seguem pedindo orações intercessoras.
==================
Atualizada 05 Dez 24
ÁGUA BOA - A médica Giordana Rizzardi do Hospital Regional Paulo Alemão confirmou à nossa reportagem, que os pacientes vítimas de queimaduras foram transferidos agora a pouco para Cuiabá.
Dois aviões equipados com UTI-aérea vieram para o transporte dos pacientes. Nas aeronaves estão médico, enfermeiras e todo equipamento de UTI para socorrer aos pacientes.
O rapaz de 16 anos e a mulher de 26 anos chegam em poucos minutos à capital do Estado, onde terão recursos médicos especializados para seus casos.
Veja reportagem:
=====================================================
Explosão de gás em comércio: pacientes serão transferidos agora
Atualiada dia 5 dez 24
ÁGUA BOA - O Hospital Regional Paulo Alemão liberou boletim médico dos dois pacientes internados por queimaduras após explosão de botijão de gás.
A mulher de 26 anos teve 82% do corpo atingida por queimaduras de 2º. Recebeu os primeiros cuidados, incluindo estabilização clínica, tratamentos especializados para queimaduras e suporte respiratório avançado.
Encontra-se sob cuidados intensivos, monitorada de forma contínua, com sinais vitais estáveis e sob suporte adequado. Continua avaliação da evolução do quadro. Aguarda transferência para centro especializado. Liberada para transferência a Cuiabá.
O rapaz de 16 anos teve 71% do corpo atingido por queimaduras de 2º grau. Segue sendo submetido a cuidados intensivos. Foram realizadas intervenções para estabilização. Controle da dor e prevenção de complicações. Quadro grave, estável, sob monitoramento.
Inspira cuidados e a equipe médica segue permanentemente atenta. Liberado para transferência a Cuiabá.
Familiares pedem orações pelas vítimas.
Abaixo detalhes do caso.
=====================
Atualizada 05 Dez 24
ÁGUA BOA – A explosão de gás no Hiper Machado está sob investigação. A informação é do delegado Dr. Matheus Soares Augusto.
Ele afirmou que seis pessoas já prestaram depoimento ontem mesmo na Delegacia de Polícia. São os trabalhadores das empresas terceirizadas que atuam na manutenção e no fornecimento de gás de cozinha industrial.
Segundo o delegado, estavam sendo feitas duas coisas ao mesmo tempo, a manutenção no sistema e o abastecimento com gás, quando ocorreu a explosão. Além disso, outras pessoas prestarão depoimento nas próximas horas para ajudar a apontar responsabilidades.
Neste caso, duas pessoas saíram gravemente feridas e o inquérito policial precisa desvendar os fatos.
Veja vídeo:
=====================================
Explosão de gás em comércio deixa dois feridos - veja boletim hospitalar
Atualizada dia 5 dez 24
ÁGUA BOA – O rapaz atingido pela explosão de gás no Hiper Machado está intubado com quadro clínico grave. Ele aguarda remoção para outro centro médico especializado.
Ele teve 50% de queimadura corporal de segundo grau, segundo fonte do Hospital.
Já a mulher atingida pela explosão, tem quadro menos grave, mas também aguarda ser removida para outro centro especializado.
O acidente de trabalho ocorreu ontem à tarde, no Hiper Machado. Uma empresa terceirizada fazia a manutenção do serviço de gás de cozinha industrial, e outra promoveu o abastecimento do gás quando ocorreu o acidente.
=================
ÁGUA BOA - Um acidente de trabalho ocorreu agora á tarde no Hiper Machado Central, localizado na Av. Norberto Schwantes.
Uma explosão de gás ocorreu durante serviço de manutenção que é efetuado por empresa terceirizada. Dois funcionários do Hiper Machado saíram feridos e foram imediatamente conduzidos para atendimento hospitalar. O susto foi grande.
O prédio foi evacuado e a padaria, onde ocorreu a explosão, foi isolada. A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Politec estão no local para efetuar levantamento do fato..
Veja reportagem com Leonardo Ribeiro: