Intercâmbio do Rotary impulsiona troca cultural em Querência: aluna alemã inicia imersão e jovens locais partem para EUA, Índia e Taiwan
QUERÊNCIA - O Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary movimenta Querência (MT) com a chegada de uma estudante da Alemanha à Escola Estadual 20 de Março e com três alunos do município em experiências no exterior. A iniciativa tem foco educacional e cultural, preparando os participantes para atuarem como embaixadores de seus países.
A estudante Fanny Pribernow, de Parchim (Alemanha), iniciou sua imersão em Querência, dividindo a rotina entre a escola e famílias anfitriãs. A recepção ocorreu há cerca de dez dias, com relatos de boa integração e de esforços para o aprendizado do português ao longo de um ano. Representando Querência, três estudantes cumprem etapas no exterior: uma nos Estados Unidos, outra na Índia e outra com agenda no Reino Unido neste mês e viagem de longa duração para Taiwan a partir de janeiro.
O intercâmbio tem caráter formativo e prevê treinamento para que os estudantes representem sua cultura de origem e conheçam a do país anfitrião. Famílias relatam desafios diários de comunicação e celebram o objetivo central que é a interação, convivência e aprendizado do idioma local. A diretora da Escola 20 de Março, Gláucia Galvão, destaca a “via de mão dupla” do programa e a boa acolhida dos alunos, pois a unidade é classificada como escola do campo, apesar de atender majoritariamente estudantes da área urbana. Uma das alunas selecionadas para o exterior, Melissa Kuhn, manifesta expectativa de aprender mandarim em Taiwan e tem curiosidade pela gastronomia local.
Famílias e jovens interessados devem procurar o clube Rotary do município para conhecer os critérios de participação, calendário, etapas de seleção e orientações sobre acolhimento de estudantes.
