Featured

Atualizada: suspeita de ingestão de metanol: Hospital Regional emite nota

Atualizada dia 21 out 25

Nota metanol hospital regionalHospital Regional Paulo Alemão emite nota oficial após suspeita de caso de intoxicação por metanol.

A direção do Hospital Regional Paulo Alemão, aravés do Médico Responsável Técnico, Dr Marcello Fernando Duccini Brito Novaes, e do Diretor Clínico, Dr. Mácio Nunes Kato, emite Nota Oficial.

Veja em anexo teor da nota.

 O Hospital Regional de Água Boa-MT vem, por meio desta Nota Técnica, prestar esclarecimentos à população e aos órgãos de imprensa sobre a repercussão de um possível caso de intoxicação por metanol ocorrido no município de Água Boa-MT.

No dia 16/10/2025, o Hospital recebeu um paciente com quadro clínico compatível com intoxicação exógena, tendo sido realizado atendimento inicial no Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), com posterior internação para monitoramento clínico e suporte terapêutico.

Durante o período de internação, o diagnóstico inicial considerado foi intoxicação por etanol, de acordo com os sinais clínicos apresentados à admissão. No entanto, não foram obtidos exames laboratoriais ou toxicológicos que confirmassem intoxicação por metanol.

Após estabilização do quadro clínico e diante de outros sintomas que necessitavam investigação complementar, o paciente solicitou alta a pedido em 18/10/2025, sendo devidamente esclarecido e orientado quanto à necessidade de acompanhamento médico especializado e realização de novos exames em outro serviço de saúde de referência, o que foi registrado em prontuário.

Ressaltamos que até o momento não há confirmação laboratorial ou clínica de intoxicação por metanol em nenhum paciente atendido nesta unidade hospitalar.

O Hospital Regional de Água Boa segue atuando dentro dos protocolos de segurança, vigilância epidemiológica e assistência hospitalar, em conformidade com as normas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

Por fim, reforçamos nosso comprometimento com a transparência, a segurança dos pacientes e o rigor técnico-científico na condução de todos os casos atendidos nesta instituição.

 Abaixo, nota da Vigilância em Saúde.

Abaixo outras informações.

----------------------------

Vigilãncia emite Nota

vigilancia metanol

ÁGUA BOA - A vigilância em Saúde do município emitiu nota oficial sobre caso suspeito de intoxicação por metanol.

Diz a nota que o caso está sendo investigado juntamente com a Polícia Civil.

Até o momento, não há confirmação laboratorial, e por isso, o caso permanece sob investigação. Todas as medidas de vigilância, notificação e monitoramento estão sendo adotadas.

A vigilância em Saúde reforça e orienta a população a procurar imediatamente os seviços de saúde em caso de sintomas como visão turva, dor abdominal, náuseas, tontura ou confusão mental, após ingestão de bebida alcoólica. 

Outras informações abaixo.

 

---------------------------------- 

GOIÂNIA - Um rapaz de Água Boa segue internado com quadro grave suspeito de ter ingerido bebida alcoólica adulterada com metanol.

O primeiro atendimento foi feito no Hospital Regional Paulo Alemão na última quinta-feira. Após o agravamento do quadro clínico, o paciente foi transferido no domingo a Goiânia, onde segue internado.

Ele segue com problemas graves na visão. Porém, exames médicos ainda não confirmaram a real situação.

Investigação

Aos familiares, o rapaz disse que teria comprado um litro de uísque em um estabelecimento comercial da cidade. Alguns jovens beberam do uísque, porém somente um rapaz apresentou sintomas graves.

Outros jovens tiveram mal súbito, mas se recuperaram. O litro de uísque foi apreendido pelas autoridades e passa por análise na Politec.

 

======================

Publicado em 20 out 25

ÁGUA BOA – Um rapaz de Água Boa está com quadro grave suspeito de ter ingerido bebida alcoólica adulterada com metanol.

O primeiro atendimento foi feito no Hospital Regional Paulo Alemão na última quinta-feira.

Após o agravamento do quadro clínico, o paciente foi transferido à Goiânia no final de semana.

Aos familiares, o rapaz disse que teria comprado um litro de uísque em um estabelecimento comercial da cidade.

Alguns jovens beberam uísque, porém somente um rapaz apresentou sintomas. O caso está sob investigação.

 

Confira Mais Notícias