Anunciado por Jayme há 20 anos, asfalto na MT-100 não saiu do papel
Enquanto a Comissão de Licitação da secretaria estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) aguarda o julgamento do recurso movido por uma das empresas que participaram da concorrência pública para a pavimentação da MT-100, redes sociais são usadas para a divulgação de uma foto que mostra que não é de hoje que o tão sonhado asfalto na rodovia vem sendo usado como instrumento de promessas políticas. Em 1992, na gestão do ex-governador e agora senador Jayme Campos (DEM), a obra no trecho Barra do Garças a Torixoréu, foi lançado com foguetório e promessa de conclusão de 711 dias úteis.
A placa indicativa da obra foi fixada em Pontal do Araguaia, à época, distrito de Torixoréu, que contaria com recursos de contrapartida do Ministério da Integração Regional. Segundo o ex-deputado Lincoln Heimar Saggin, que na época exercia o mandato, o lançamento da obra aconteceu sob pressão Jayme. "Nós lutamos muito e conseguimos ao menos 1,5 mil metros de asfalto ligando o centro de Pontal ao campus da UFMT, duas pontes de concreto no trecho e dois bueiros construídos foram de medida e ficou por isso mesmo", lembrou.
Lincoln informou que o Governo do Estado tinha firmado contrato com a Construtora Andrade Gutierrez, no entanto, as negociações sobre a forma de pagamento não avançaram e a obra ficou apenas na promessa. "O asfalto até hoje, como se vê, é um sonho da população da região. Foi uma frustração como essa que me fez abandonar a política", ressaltou o ex-deputado, que durante os quatro anos da gestão Jayme Campos, mesmo com a não execução da obra, permaneceu como seu aliado na Assembleia.
Fonte: Notícias do Araguaia