Pedintes e egressos do presídio são alvo de reunião
ÁGUA BOA – A Secretária de Assistência Social promoveu importante encontro hoje pela manhã, no Centro de Convivência Maria Helena Dürr. Na ocasião, Helaine Cristina Barbosa discutiu com a sociedade presente, um grave problema social: a situação dos moradores de rua e dos andarilhos que estão se fixando na entrada da cidade, no coração da Av. Júlio Campos. Ficou definido ao final do encontro que alguns bancos e mesas usados pelos no canteiro central da Av. Júlio Campos serão retirados, para uma limpeza do local. Estes moradores também serão convidados a participar dos programas sociais e de saúde ofertados pelo município.
Outra situação discutida foi a dos egressos do sistema penitenciário, que são abandonados pelo Estado em nossa cidade, quando deveriam ser conduzidos para suas comarcas de origem. Isso gera problema social enorme, uma vez que empresários e a população acabam pagando as passagens de ônibus dessas pessoas. As autoridades municipais irão pressionar o governo do Estado para que cumpra com a Lei de Execuções Penais, construindo o Albergue e pagando as passagens para os reeducandos retornarem para suas comarcas de origem. Os presentes ao encontro entendem que a sociedade de nossa cidade não arcar com mais esse ônus que cabe ao governo do Estado.
Já o Ten. Cel. Jorge Luiz da Polícia Militar, afirmou que na maioria dos casos, pedintes, andarilhos e egressos do sistema penitenciário não são problema policial. Ele disse que isso é problema da Ação Social. Porém, se algum deles infringe a lei, ameaçando as pessoas ou os comerciantes para pegar dinheiro, daí sim, é problema policial. "Nesse caso, a vítima deve registrar o boletim de ocorrência", afirmou ele.