Featured

Oficina 'Superando Desafios'

ÁGUA BOA - A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou no dia 07/12/2015, no período vespertino o encerramento da Oficina Superando Desafios. A Assistência Social, por meio da proteção social básica visa ofertar um conjunto de programa, projetos e benefícios com o objetivo de afiançar seguranças sociais para a prevenção, proteção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e riscos e a promoção e defesa de direitos.

Mediante este embasamento teórico o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, executou ações socioeducativas, por meio do Programa de Atenção Integral a Família –PAIF, que presta serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas. A ação principal do Programa é o acolhimento sociofamiliar.

Para desenvolver esse trabalho social, foi utilizado como instrumental técnico-operativo, a Oficina Superando Desafios, que tem como objetivo proporcionar o protagonismo social e a superação das vulnerabilidades das famílias.

Durante o decorrer do 2º semestre foram abordados várias temáticas com equipe multiprofissionais da Saúde, Assistência Social, INSS, PROERD, CAPS, Programa Bolsa Família, Conselho Tutelar e outros que contribuíram para desenvolver este trabalho preventivo, protetivo e proativo, com temas como: Cidadania, Convivência Familiar e Comunitária, Autoestima, Saúde da mulher, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Previdenciários, Drogas Licitas e Ilícitas, Educação dos Filhos e outros pertinentes a segurança e autonomia, continuamente referindo aos Direitos dos indivíduos e das Famílias.

O principal objetivo das oficinas no transcorrer é focado na troca de experiências, na construção de novos conhecimentos, favorecendo o diálogo e o convívio com as diferenças, estimular a capacidade de participação, comunicação, negociação e tomada de decisões, estabelecendo espaços de difusão de informação e reconhecimento dos papeis e transformações social das famílias.

Além do trabalho social são confeccionados artesanatos com diversas técnicas, podendo ser utilizado no ambiente doméstico, como decoração, utensílios, ou dependendo dos usuários, estes podem reproduzir e comercializar, assim poderão  complementar sua renda familiar. Esse trabalho visa despertar as habilidades e aperfeiçoamento, assim como estabelecer espaços de convivência, através das atividades propostas.

Conforme avaliação de uma usuária do grupo, relatou que: “a participação é o momento de descontração, firmar vínculos de amizade e esquecer os problemas de casa, aprendendo sempre coisas novas e bonitas” sic.

A coordenadora Suzy Nunes Medeiros reafirma a importância das participações, das famílias, sendo que o CRAS está sempre de portas abertas para receber e atender a comunidade de Água Boa/MT, destacando que no próximo ano terá continuidade o Grupo de apoio Superando Desafios, para pessoas com perfil para este serviço. (Assessoria)

    

Confira Mais Notícias