VOTAÇÃO ONLINE: Jovens de Querência participam de Desafio Global da Fundação André e Lúcia Maggi
QUERÊNCIA – Sentir as necessidades da sua comunidade, Imaginar caminhos para a mudança, Fazer a ponte da transformação social e Compartilhar a inspiração com outros jovens.
Esse é o percurso do Desafio Global da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), que visa impulsionar jovens a colocarem em prática suas ideias para soluções inovadoras para resolução de problemáticas sociais percebidas em suas comunidades.
A Fundação André e Lucia Maggi lançou o Desafio Global com a finalidade de incentivar e impulsionar, por meio de incentivo financeiro, formação e mentorias, 20 grupos de jovens de 13 a 29 anos, que realizem alguma ideia/ação ou projeto/iniciativa de impacto social.
O Desafio foi inspirado no Design For Change, um movimento global que está presente em 65 países e que é representado no Brasil pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, que realiza sua premiação nacional: o Desafio Criativos da Escola.
Voltado especificamente aos municípios em que atua a Fundação André e Lucia Maggi, o Desafio Global busca auxiliar as ações dos jovens que estão causando impactos sociais transformadores em suas comunidades em diversas áreas, como: agricultura, meio ambiente, cultura, educação, habitação, inclusão, saúde, entre outras, que estejam ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Serão 20 projetos selecionados, 10 de cada categoria. A categoria Semear (Lançar a ideia para semear!) compreende Jovens de 13 a 17 anos, acompanhados de um tutor/educador (maior de 18 anos), responsável pela inscrição e apoiador do projeto. Já a categoria Germinar (Suas ideias germinando!) Jovens de 18 a 29 anos, universitários, microempreendedores, empreendedores sociais, ligados ou não a organizações sociais, coletivos, cooperativas, entre outros.
Os vencedores irão receber um acompanhamento da Fundação André e Lucia Maggi para desenvolver suas iniciativas, uma imersão em Cuiabá-MT, na primeira quinzena de dezembro de 2019, além de incentivo financeiro para a implantação ou continuidade do projeto/iniciativa.
Cinco projetos de Querência participam do Desafio Global. Na categoria Semear concorrem os projetos:
- A Biblioteca e o Desenvolvimento Local (Educação de Qualidade/Trabalho Decente e Crescimento Econômico);
- Da Escola ao Campo Produzindo Conhecimento (Fome Zero e Agricultura Sustentável /Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Já na categoria Germinar, concorrem:
- Banda Adelir Bettanin (Educação de Qualidade);
- De Jovem pra Jovem (Consumo e Produção Responsáveis);
- Xô Plástico (Consumo e Produção Responsáveis).
A votação acontece de forma online, no site da Fundação André e Lucia Maggi. Lá você pode assistir vídeos de apresentação de cada projeto.
A votação encerra às 23h59min (horário de Brasília) do dia 30 de outubro. Participe e vote em seu projeto favorito!