Após semanas de críticas e ofício da Interativa, novos debates sobre o coronavírus
ATUALIZADA DIA 07 JUL 2020
ÁGUA BOA – Na Sessão da Câmara de Vereadores ontem à noite vários solicitações foram feitas no sentido de distribuir medicamentos e vitaminas para a população como forma de prevenção durante a pandemia do coronavírus.
Também foram solicitados testes rápidos em todos os funcionários da saúde como forma de prevenção. Outro ponto citado foi a cobrança da insalubridade que deve ser paga aos funcionários em situação de risco durante a pandemia.
Os vereadores também cobraram quais ações são desenvolvidas no enfrentamento ao coronavírus. Também foi citado que o município deveria criar um espaço único e exclusivo para atendimento dos casos de coronavírus.
Alguns vereadores reconheceram que deveriam ter tomado atitude mais cedo. Alguns vereadores disseram ainda que o povo está desinformado em relação aos detalhes do plano contra o coronavírus.
Foi citado ainda que poucos cidadãos tem acesso ao site da prefeitura. Esses assuntos entraram na pauta da Câmara ontem a noite, depois de muitas críticas da população sobre falta de medicamentos e vitaminas e falta de informações.
Todas as críticas e reivindicações viraram ofício enviado pela Rádio Interativa às autoridades em 24 de junho.
Daqui a pouco, a cobertura completa no Repórter Interativo, às 12hs 20min.
Abaixo o histórico de críticas por falta de informações na cidade. Também as informações enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde, somente após ofício da Interativa.
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ATUALIZADA DIA 01 JUL 2020
ÁGUA BOA – O Departamento de Jornalismo da Rádio Interativa fez na semana passada ofício à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) solicitando diversas informações. Uma pergunta era sobre os valores recebidos dos governos para combater o coronavírus.
A resposta da SMS é que o governo federal enviou R$ 312 mil, cabendo ao município R$ 138 mil e R$ 174 mil para o Hospital Regional Paulo Alemão. Lei complementar destinou ainda outros R$ 93 mil. Nenhum recurso veio do governo do Estado. O Ministério Público Federal de Barra do Garças enviou R$ 20,6 mil.
Sobre queixas da população: A SMS informou que existem canais oficiais da prefeitura para enviar as reclamações.
Protocolos utilizados: SMS informou que os protocolos de atendimento estão no Plano de Contingência. A dispensação de medicamentos só sob critério médico com receituário. A SMS diz que tem vídeo nas redes sociais explicando o assunto.
A Interativa perguntou sobre Medicamentos específicos – A SMS informou que diversos medicamentos estão sendo utilizados e que existe um vídeo em rede social explicando essas dúvidas.
A Interativa solicitou número de atendimentos antes e durante a pandemia. A SMS apresentou um relatório que abrange o último quadrimestre (set/out/nov/dez-2.019) e o primeiro quadrimestre de 2.020 (jan/fev/mar/abr).
Veja o quadro comparativo:
Consultas médicas de 13.977/19 para 12.565/2.020 = queda de 10%.
Consultas do enfermeiro: 3.690/19 para 2.900/20 – 21%
Odontológico: 3.433/19 para 1.806/20 – 46%
Saúde mental: 527/19 para 343/20 – 34,9%
Tuberculose: 14/2.019 para 06/2.020 – 55%
Hipertensão: 833/19 para 904/20 + 9%
Puericultura: 350/19 para 227/20 – 35%
Curativos: 1.027/19 para 791/20 – 23%
Pequenas cirurgias: 47/19 para 39/20 – 15%
Raio X: 665/19 para 415/20 – 39%
Exames de imagem: 169/19 para 66/20 – 60%
Testes rápidos (HIV, HBV, HCV, VDRL): 1.802/29 para 740/20 – 58%
Atendidos na Farmácia UBS: 8.107/19 para 7.514/20 – 7,5%
Reuniões de planejamento: 46/19 para 31/20 – 30%
Encaminhamentos: 1.641/19 para 1.469/20 – 10,6%
Regulação de passagens: 1.568/2.019 para 1.103/2.20 – 29,5%
Encaminhamentos ao CISMA: 3.863/19 para 2.758/20 – 28%
Exames diversos: 231/19 para 172/20 – 24,5%
Exames comprados de terceiros: 1.603/19 para 1.175/20 – 26,5%
A SMS informa que tem um Plano de contingencia municipal ao Covid-19 que está no site da prefeitura.
Fotos aqui:
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ATUALIZADA DIA 25 JUN 2020
Interativa solicita informações sobre as ações do município contra o coronavírus, depois de muitas reclamações da população.
ÁGUA BOA - A Rádio interativa enviou ofício à Prefeitura e à Secretaria de Saúde, com cópia para a Câmara de Vereadores.
No documento, solicitamos várias informações a respeito de quais ações de combate ao coronavírus estão sendo desenvolvidas na cidade. Quantos recursos o município já recebeu dos governos Federal e Estadual?
Desde o início da anunciada pandemia, parece ter reduzido a procura dos moradores pelos PSF’s, e mesmo assim, semanalmente, ouve-se reclamações de pessoas que não conseguem atendimento satisfatório. Pedimos a quantia de atendimentos na saúde antes e durante a pandemia.
Os casos suspeitos recebem qual tipo de atendimento? Cidades da região fornecem um kit de vitaminas assim que o morador é tido como suspeito. Os grupos de risco receberam qual tipo de apoio (kits) durante a pandemia?
Quais medicamentos o município tem a oferecer e quais não tem? Por que não tem em estoque? Por quais motivos não fizeram a compra sendo que a pandemia era global já no mês de março? Não havia tempo hábil para fazer a licitação em março e comprar os medicamentos para enfrentar o vírus?
Quais medicamentos são hoje disponibilizados aos pacientes já confirmados com coronavírus? Outros questionamentos também constam no ofício.
A imprensa tem o direito constitucional de acesso ás informações. As autoridades tem o DEVER constitucional de fornecer as informações.
Muitos moradores tem se queixado da falta de transparência na divulgação das ações de enfrentamento à pandemia.
EM ANEXO O TEOR COMPLETO DO OFÍCIO.
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Coronavírus causa crise de informação
ÁGUA BOA – Cresce a preocupação de água-boenses quanto ao aumento nos casos de coronavírus e a aparente inércia das autoridades municipais.
Não temos informação sobre quais tratamentos médicos são ministrados aos pacientes que contraíram o coronavírus. Não foi divulgado nenhum protocolo para socorrer nossos irmãos enfermos.
Enquanto isso, gordas diárias e verba indenizatória continuam sendo pagas pelos generosos cofres públicos do município. A promessa é de que a prefeitura receba mais de R$ 1 milhão para gastar com a saúde do município.
Nada é divulgado sobre as ações desenvolvidas. Porém, nas redes sociais encontramos dezenas de reclamações de moradores insatisfeitos com o atendimento insatisfatório na saúde. Pessoas que foram aos PSF’s relatam que sequer foram atendidas. Ou foram mal atendidas.
Outros municípios da região estão repassando um kit que aumenta a imunidade das pessoas, assim que elas relatam casos suspeitos de coronavírus. Em Água Boa, nada é informado. Em meio a crise do coronavírus, a falta de transparência se agravou no município.
Não há planejamento. Não enxergamos autoridades tomando atitudes, mesmo com o crescente número de infectados. Para piorar o quadro, em meio a crise com efeito cascata, alguns ainda faturam mais, aproveitando o medo da população.
Máscaras, exames e remédios estão mais caros do que a 60 dias no Brasil. A sociedade clama aos nossos políticos que comecem a governar e trabalhar em favor do povo.