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Jornalista Eduardo Gomes do BOA MÍDIA analisa a FICO neste sábado às 12hs 10min

ÁGUA BOA - Participa neste sábado do Repórter Interativo, o jornalista Eduardo Gomes de Andrade.Eduardo Gomes de Andrade

Com vasto conhecimento do interior do Estado, reportando os fatos há 5 décadas, o jornalista fará uma análise sobre a vinda da Ferrovia de Integração Centro Oeste.

Eduardo declarou que até recentemente, ferrovia era obra demora e de alto custo. Porém, devido ao tamanho continental do Brasil, aumento da produção e demanda de consumo, a ferrovia não tem mais esses empecilhos.

O projeto da FICO nasceu no governo Dilma, para interligar a Ferrovia Norte-Sul em Goiás. A ferrovia deve interligar Goiás, viam mato Grosso pelo Araguaia, Médio Norte de MT e o chapadão do Parecis até Vilhena, Rondônia. Até agora, só 383 quilômetros devem ser construídos.

O jornalista acredita que a rodovia não terá sequência após Água Boa, já que Gaúcha do Norte vai escoar sua produção pela BR-242 até Lucas do Rio Verde e Sorriso, alcançando a futura Ferrogrão até o Pará.

Eduardo Gomes lembra também que Ribeirão Cascalheira terá uma rodovia pavimentada (BR-080) com Luis Alves/Goiás, o que facilitará o escoamento da produção. Outro fator é que de Porto Alegre do Norte para cima, os municípios do Araguaia já escoam a produção pela BR-158 até os portos do Pará.

Sendo assim, o porto de cargas da ferrovia em Água Boa não será suficiente para manter uma ferrovia em alta movimentação. A Vale terá que construir a FICO o que garante a obra de Mara Rosa/GO a Água Boa/MT.

A perspectiva é de que o minério de ferro de alto teor em Cocalinho possa alavancar a exploração do transporte ferroviário. Diante desse quadro, Eduardo Gomes vê como saídas para Água Boa, fomentar o surgimento de uma esmagadora de soja e indústria de óleo de soja, para aumentar o transporte de cargas pela FICO.

A entrevista com Eduardo Gomes vai ao ar neste sábado às 12hs 10min no Repórter Interativo.

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