Agricultores familiares sonham com a terra própria - veja vídeo
ÁGUA BOA – Dezenas de pessoas estão se inscrevendo para buscar um lote da reforma agrária pelo Incra. Os serviços estão acontecendo em dois turnos, no polo da UAB de Água Boa.
Os interessados devem se se inscrever até dia 15 de dezembro. O assentamento Nacional vai surgir em uma fazenda desapropriada na região da Serrinha, interior de Água Boa.
Serão 267 parcelas em uma área de quase 8 mil hectares. Só no primeiro dia, mais de 50 pessoas receberam a senha e foram atendidas pelos técnicos do Incra.
O casal Djalma Martins de Oliveira e Poliane Pires da Silva Martins se inscreveu hoje. Eles sonham com a terra própria. Djalma é filho de beneficiários do Incra.
Ele conta que seu pai Valmir Martins de Oliveira, foi um dos primeiros parceleiros da reforma agrária no PA Jaraguá.
Destacou que agora chegou sua vez. Djalma tem o sonho de mexer com gado de leite, atividade própria da agricultura familiar.
Atualmente mesmo morando na terra do pai, eles já produzem hortaliças, frango e gado, entre outras atividades. Poliane destacou que há tempos a família sonha com a terra própria.
“Queremos cuidar da terra, termos nossa própria renda”, afirmou ela. Com pequena área de milho e mandioca, a família produz subprodutos, como a famosa pamonha feita de milho.
O pomar também não pode faltar para abastecer a família. Eles também produzem pequi, fruto do cerrado dá sabor a um prato típico da culinária regional.
Veja vídeo Aqui: