Alunos do recicla Verdinho participam de palestra sobre resíduos sólidos
Atualizada dia 24 abr 24
ÁGUA BOA - Nesta segunda (23) e terça-feira (24) os alunos das escolas públicas que fazem parte do “Recicla Verdinho”, participaram de uma palestra sobre resíduos sólidos com a engenheira sanitarista Áurea Soares de Campos, que também é integrante do projeto.
Na segunda-feira, a palestra foi nas escolas Guarujá (manhã e tarde) e na Pestalozzi (manhã). Na terça-feira (23), na Ermindo Mendel e na Cristalino, ambas nos períodos matutino e vespertino.
A palestra teve início com a pergunta: “Para onde vai nosso lixo?”, já deixando os alunos atentos para a capacidade do planeta em suportar tamanha carga.
A sanitarista explicou a definição de resíduos sólidos, a classificação quanto à origem, falou sobre a geração de resíduos urbanos, alertando que “o mais preocupante é que a destinação desses resíduos está longe de ser adequada, pois a maioria acaba sendo descartada em lixões, os quais são mais presentes em pequenos municípios”, explicou.
Áurea também falou sobre a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário, sendo o último o ideal. Além disso, foi ensinado a importância de separar o lixo, como melhorar com a prática dos 5 Rs ( reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar ), como funciona a destinação do lixo em Água Boa e como é feita a coleta seletiva.
Para finalizar, foi explicado o funcionamento do Recicla Verdinho e o segredo do sucesso. “É de fundamental importância a conscientização da comunidade, em relação aos resíduos sólidos e a utilização dos recursos naturais, pois não basta apenas compreender os problemas e suas causas, É PRECISO AGIR”, concluiu Áurea. (AScom)
==================
Visita à hidroponia ( 19 abr)
ÁGUA BOA - Desde o início do mês de abril o projeto Recicla Verdinho está levando diversos alunos das escolas participantes para uma visita guiada à horta, na Hidroponia Ouro Verde, em Água Boa. Ao todo mais de 250 alunos das escolas municipais Cristalino, Ermindo Mendel e Guarujá e da escola Pestalozzi, participaram da ação.
O projeto tem como objetivo trabalhar com as crianças, em idade escolar, as áreas ambiental, de saúde/alimentar, empreendedorismo, econômica / financeira e social implantando uma cultura que proteja o meio ambiente, além de fomentar a agricultura familiar, novos frequentadores da feira, o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios rurais e proporcionar a valorização e o acesso à uma alimentação mais saudável.
Na visita guiada, as crianças tiveram contato com diversas plantações e tiveram a oportunidade de identificar e conhecer algumas verduras, legumes, hortaliças e frutas. Além disso, o senhor Antônio, proprietário da horta, explicou como a produção acontece por lá e a importância do cuidado com a natureza. De forma geral, as crianças se mostraram muito interessadas e contentes por conhecer o ambiente, ter contato com a terra e entender um pouco mais sobre as plantações e cultivos.
A visita de 72 alunos da Escola Ermindo Mendel foi no dia 04/04, sendo 28 no período matutino e 44 no vespertino. Da escola Cristalino foram 82 alunos no 11/04. A vista da Pestalozzi à horta foi dia 16/04, com 14 alunos, e a do Guarujá foi no dia 18/04, nos períodos da manhã e tarde, somando 88 alunos.
A Prefeitura agradece ao senhor Antônio Camilo Schneider por ter recebido com tanto carinho e atenção nossos alunos e professores. Parabenizamos ainda a todos os envolvidos neste tão importante projeto.
Veja alguns depoimentos sobre a visita:
“Hoje foi o dia da Associação Pestalozzi fazer a visita na Horta, todos amaram. “Tonho”, como diz nosso aluno João Derlei, nos recebeu muito bem, mostrou e explicou como acontece as produções na horta”, relatou Noeli Capitânio.
“Gratidão a toda equipe da horta pelo carinho e dedicação aos alunos da escola Guarujá. As crianças estão encantadas”, diretora Luciene.
“Como foi bom visitar essa horta e quanto aprendizado!”, diretora Josy da Escola Cristalino.
Saiba mais sobre o projeto:
A infância é o período em que as crianças formam hábitos, conceitos e ideais que são levados para a vida adulta. A sustentabilidade é um assunto que precisa ser trabalhado nas escolas de forma intensa, pois a importância está em fazer, com que, desde cedo formem-se hábitos de preservação ambiental e economia de recursos naturais para que os problemas ambientais sejam reduzidos nas futuras gerações, bem como promovam o bem-estar social.
O Projeto Recicla Verdinho nasceu em agosto de 2020 com o principal objetivo de conscientizar a sociedade e implantar uma cultura de respeito ao meio ambiente por meio dos alunos matriculados na rede pública municipal.
O projeto está baseado no reaproveitamento de materiais recicláveis nas residências de alunos do ensino fundamental. Latinhas de alumínio, garrafas PET, embalagens Tetra Pak e embalagens de materiais de limpeza, depois de higienizados, são levados para a escola e trocados por “verdinhos”.
O “verdinho” é uma moeda social financiada por um parceiro patrocinador e é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis, frutas, verduras e legumes, adquiridos na Feira Municipal da Agricultura Familiar. Os produtos adquiridos irão complementar a renda e a alimentação das famílias.
