Água Boa bate recorde na retirada de pneus inservíveis
ÁGUA BOA - O município tem parceria com a empresa Cimentos Planalto (CIPLAN) de Brasilia, que recolhe, em média, uma carga por mês. No entanto, em julho, foram retiradas 5 cargas de pneus descartados, cerca de 120 toneladas.
Esse descarte é supervisionado pela Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, em parceira com a Secretaria Municipal Adjunta de Limpeza Urbana e a Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental, atendendo à legislação da Politica Nacional de Resíduos Sólidos.
Segundo a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente Eng Sanitarista, Áurea Campos, "A coleta, transporte e destinação dos pneus é de responsabilidade conjunta entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder público, obrigados por lei a fazer a gestão adequada desse resíduo".
Atualmente, para cada pneu novo vendido, é necessário que um pneu inservível seja recolhido e descartado de forma adequada, na atual Central de Triagem de Resíduos Sólidos do município, localizada na AB-335 Km-06, antigo lixão.
Ao longo dos anos, aquele local passou de um antigo lixão, para um barracão estruturado, com moradias para zeladores, acesso logístico, com rampas de carregamento e equipamentos, que deverá funcionar como a central de triagem de resíduos sólidos.
De acordo com Áurea, ainda há alguns investimentos necessários há se fazer no local para alcançar uma estrutura totalmente adequada, mas muito já foi evoluído, se comparado a estrutura pré-existente. (Ascom)
