OPINIÃO - De Chupar os Dedos
De novo estamos discutindo o futuro da Politec na cidade de Água Boa. Há alguns meses havia expectativa de essa repartição pública estadual fechar as portas por absoluta falta de condições de trabalho, aliado a um possível rompimento do contrato de locação do prédio. Agora, o assunto volta à tona. Pelos mesmos motivos. Em maio, vence o contrato de locação do prédio. A proprietária já avisou que quer aumentar o valor, e o governo insiste em permanecer nos atuais R$ 2,5 mil mensais.
O governo do Estado encolheu os recursos para a Politec, aliás, para toda a Segurança Pública. Na verdade, o governo reduziu os recursos para obras, saúde e rodovias. Senão, vejamos: as rodovias estaduais da região, se não fossem recuperadas pelas prefeituras, pelos empresários e transportadoras, há muito estariam intransitáveis. Mesmo que a região tenha aumentado consideravelmente a área agrícola, sem falar na expansão da pecuária. Se o agronegócio cresce é pela própria pujança desses investidores. Seria bom para eles que ao menos o governo não atrapalhasse tanto quando o faz.
Na saúde, até hoje o governo do Estado deve quase R$ 1 milhão ao Hospital Regional Paulo Alemão, e prometeu pagar até maio. Pasmem: por um serviço já prestado em 2013!
Nas obras, vai para três anos que o elefante branco da Escola Técnica Estadual (ETE), cujos fundamentos foram erguidos na Avenida Planalto, ao lado da Faculdades Cathedral, está abandonado. Foi por iniciativa do governo que a Escola Técnica Estadual foi prometida. As obras foram paralisadas. E não há previsão para seu recomeço.
Agora, a segurança pública: o governo construiu em Água Boa um complexo penitenciário que passou a abrigar em poucos meses centenas de reeducandos. Os processos de todos passaram a tramitar no Fórum da Comarca local. Em um primeiro momento o Estado não se preocupou em dotar a comarca de Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, servidores e magistrados da Justiça em número suficiente para essa forte demanda. Simplesmente jogou todos para cá e o povo de Água Boa que se dane! Levou vários anos para que toda essa infraestrutura fosse bancada, denotando clara falta de planejamento.
Até agora não foi construído o complexo de albergue para que os reeducandos progridam do regime fechado para o semiaberto, e acho que isso nunca acontecerá. Sendo assim, muitos juízes jogam um detento da noite para o dia de volta ao seio da sociedade. De novo, o povo que se dane!
Ainda nessa área, a Politec de Água Boa nunca teve recursos humanos nem materiais suficientes para atender à forte demanda. Faltam policiais civis e militares, viaturas, armamento, tudo enfim! E ainda que outro grupo político assuma o Estado, dificilmente mudará essa realidade. Infelizmente, parece que hoje em dia a estrutura governamental está voltada para atender basicamente aos interesses dos eleitos.
Aos que perdem as eleições e ao povo em geral, que chupem os dedos!!!
*INÁCIO ROBERTO LUFT - Radialista e jornalista do Sistema Interativo em Água Boa
Artigo publicado originalmente na Revista MTAqui (www.mtaquionline.com.br)