Featured

ATUALIZADA: A Série; Fogo x Natureza

QUERÊNCIA – Nossa equipe de reportagem, se deparou na manhã deste sábado, com mais um fato relacionado as queimadas, mais uma vez, na área urbana.No quintal de um morador do setor Industrial, por volta das 08:30Hs da manhã de hoje, estava com alguns focos de incêndio. Fazendo assim, uma grande nuvem de fumaça branca. Por conta disso, tem prejudicado a respiração dos outros moradores. Segundo o site, ABCMED, a inalação da fumaça, gera algumas consequências para o corpo humano como; Diminuição da visibilidade, Lacrimejamento e irritações dos olhos, Aceleração da respiração e das batidas do coração, Intoxicação e asfixia, Vômitos e tosse, Morte.

Estamos de olho.

 

==========

 

QUERÊNCIA – A nossa equipe de reportagem ao transitar pelas ruas de Querência, se deparou com um fato, que infelizmente, não é mais raro no município. 

Apesar de proibido, de acordo com o site do Governo do Estado, a população continua fazendo o uso do fogo, para eliminar o lixo dos quintais.

E a situação vem se repetindo em plena luz do dia. Nesta semana, em uma rua do setor F, nos deparamos com um morador “cuidando” do fogo à beira do meio fio, dentro da rua. Segundo o site do Governo de Mato Grosso, nas áreas urbanas, o uso do fogo para esse fim é crime, mas apesar de proibido, a população continua fazendo o uso deste artifício, para exterminar lixo.

Estamos de Olho.

 

==========

 

QUERENCIA – O jornalismo da Interativa, tem se deparado com algumas cenas de descaso com a natureza. Confira a partir de hoje, de forma atualizada, notícias de queimadas na área urbana e rural dentro e fora do município de Querência.

Em pleno período proibitivo das queimadas, ainda é possível se deparar com cenas do tipo, em quintais, as margens de estradas, pastagem e inclusive próximo as ruas.

Segundo o site do governo do estado, no ano de 2015, o estado ocupou o segundo lugar em número de focos de incêndio, com 30.000 focos de incêndio registrados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Ainda segundo o site, nas áreas urbanas, o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. 

Nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare. O fogo ainda é usado em áreas destinadas a agricultura e pecuária e, como nesta época do ano não chove no estado, há uma piora nas condições climáticas o que favorece os incêndios sem controle, que ocasionam enormes prejuízos ambientais, econômicos e, principalmente, problemas de saúde. No entanto, as queimadas encontram neste período os meses de menor índice de chuva, onde a vegetação seca facilita a propagação do fogo. 

 

Confira Mais Notícias