Barragens de extração de ouro em NX preocupa, gerente de empresa explica
NOVA XAVANTINA – Nossa reportagem foi procurada por vários populares relatando preocupações com as barragens de extração de ouro em Nova Xavantina. Existem três barragens de extração de minério de ouro primário.
As barragens são da empresa NX Gold. No boletim de cadastro anual da Agência Nacional de Mineração (ANM), constam as três barragens de Nova Xavantina – únicas barragens registradas naquele município – nos dados de 2.019 uma das barragens de 440 mil m³, com 13,12 metro de altura, tem a categoria de risco cadastrada como baixa e o dano potencial associado tido como alto. Outra barragem de 16,24 metro de altura, com 210 mil m³, consta como categoria de risco baixa e dano potencial médio. A última barragem cadastrada de Nova Xavantina, tem altura de 13,58 metros e 150 mil m³ e é cadastrada também como categoria de risco baixa e dano potencial médio.
Procurado, o gerente da mineração NX Gold, antiga Mineração Caraíba, que opera na extração de ouro à 18 km do centro de Nova Xavantina, afastou qualquer possibilidade de vazamento das barragens da empresa. Antonio Mourtinho explicou que a extração do ouro não produz o mesmo tipo de rejeito que a extração de minério de ferro. As barragens da NX Gold não são do mesmo tipo que as de Mariana e Brumadinho. As barragens de Nova Xavantina são buracos com paredes revestidas por camadas de polipropileno (material de plástico enrijecido, impermeável) para não haver infiltração no solo.
São duas barragens de flotação (separação dos minérios) e outra de cianetação, onde é separado o ouro. As três estão distantes cerca de um quilômetro do Córrego Santo Antonio. O material com relatório de barragens pelo Brasil da ANM pode ser acessado no link: http://www.anm.gov.br/assuntos/barragens/extracao-sigbm-para-classificacao-site-atualizada-31jan2019