Incêndio em chácaras e fazendas foi controlado no Cachorro Sentado, mas recomeçou
Atualizada 04 set
ÁGUA BOA - Após mais de dois dias e meio (60 horas) de combate às chamas, os produtores rurais da região do Cachorro Sentado conseguiram controlar o incêndio florestal.
O fogo começou na terça-feira, primeiro de setembro, às margens da BR-158 e se alastrou por chácaras e fazendas. Cerca de 800 hectares de vegetação e pastagens foram destruídos em 4 fazendas e 18 sítios. Todos os proprietários rurais atingidos pelo fogo prestaram auxílio mútuo.
Eram 8 tratores com grade e mais dois tratores com moto bomba e dois pulverizadores trabalhando incansavelmente no combate ao fogo. Os produtores rurais perderam muitas cercas para as chamas. Dependendo do tipo de madeira, o custo de implantação de cerca é de R$ 10 mil.
Pelas indicações, cerca de 15km de cerca foram destruídos pelo incêndio. O pior é que o gado perdeu a pastagem, o que só aumento os problemas do pecuarista na reta final da estiagem.
Agora a tarde, o fogo recomeçou em outra chácara da mesma região.
==============================
Publicado 01 set
ÁGUA BOA - Um incêndio florestal atinge as pastagens e vegetação na região do Cachorro Sentado, às margens da BR-158, na altura do KM 550, entre Água Boa e Canarana.
A fumaça está atingindo a rodovia federal, o que exige atenção dos motoristas para a perda de visibilidade e possibilidade de acidentes. Em algumas partes o fogo atinge a BR-158.
Várias chácaras estão no rastro do incêndio, o que aumenta a preocupação dos moradores. Eles pediram socorro à Rádio Interativa pela internet.
Os ventos fortes que esta tarde são registrados, chegam a mais de 13 quilômetros por hora, segundo a Estação Meteorológica Impac instalada nos Estúdios da Interativa.
A temperatura passou dos 37 graus e a baixa umidade do ar na casa dos 10% (igual ao clima de deserto) aumentam a propagação dos incêndios.
O tenente coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar foi informado da situação, e emitiu alerta para o Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina, aos bombeiros civis e prefeitura de Água Boa.