Featured

Projeto visa repovoamento de tartarugas no Araguaia

tarta 1SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA - O Corpo de Bombeiros Militar Através da Diretório Operacional do Comando Regional IV e de parceria firmada com o Instituto Assis do Araguaia, prefeitura municipal de Barra do Garças, Marinha do Brasil e parceiros integrou o projeto amigos da natureza.

O projeto já existe a mais de 20 anos em São Félix do Araguaia e é fundamental na preservação da natureza com o repovoamento de tartarugas no rio Araguaia.

A ação integra uma rede de colaboradores que inicia com o instituto Assis do Araguaia e conta com participações de reeducandos do sistema prisional de Barra do Garças e bombeiros militares diretamente ligados nas ações de preservação do meio ambiente. tarta 4

As ações iniciaram com a construção de um berçário para os ovos de tartarugas coletados no leito do rio Araguaia e em seguida colocados em covas artificiais que permitem o nascimento seguro e controlado.

Esses animais sofrem com ações de predadores e ação humana que fazem consumo desses ovos e das tartarugas. Através do projeto milhares de tartarugas serão devolvidas para a natureza e repovoarão o rio Araguaia nas proximidades de Barra do Garças.

tarta 5Num prazo de 30 a 60 dias as tartarugas nascerão e poderão voltar ao rio. Além disso, o projeto contempla uma horta comunitária e um criatório de peixes que darão assistência na alimentação de famílias cadastradas na secretaria de assistência social do município de Barra do Garças.

No total mais de 4 mil ovos foram coletados. O comandante regional TC BM Neto destacou a importância do projeto e reforçou a necessidade dessas parcerias na missão de preservar o meio ambiente.

O secretário municipal de meio Ambiente expressou muita felicidade de estar integrando parceira e reforçou que a prefeitura fará esforços para garantir as condições de execução. Francisco Assis (Assis do Araguaia) expressou extrema felicidade de poder estar nessa parceria e fortaleceu que o projeto em Barra do Garças será um modelo de preservação para todo Brasil. (Acom)

Confira Mais Notícias