Featured

Polícia prende suspeitos de morte de caminhoneiro

RIBEIRÃO CASCALHEIRA - Dois homens, Jander Pereira Vasconcelos, 30 anos, e Magno Santana Soares, 24 anos, foram detidos na quinta-feira 27/09/2012 na cidade de Canarana/MT. Num primeiro momento, a detenção se deu em razão de ter chegado ao conhecimento da Polícia Judiciária Civil a informação de que havia indivíduos programando um assalto a um caminhoneiro. Os policiais suspeitaram, então, que os assaltantes poderiam ser os dois detidos, visto que não eram da região, e, no momento da abordagem, apresentaram versões contraditórias entre si.

Edson Luiz Andiolli

A vítima.

MANGULÃO

O suspeito 'Mangulão'

Sequestradores

Durante as investigações, o Delegado de Nova Xavantina/MT, Marcos Leão, fez contato com a Dra. Maria de Lourdes, Delegada de Campo Grande/MS, a qual relatou ter ocorrido na cidade de Nioaque/MS o sequestro de um caminhoneiro na data de 18/09/2012, tendo sido mantido em cativeiro o motorista. O caminhão foi levado para o Paraguai pelos bandidos. Imediatamente o Delegado determinou aos investigadores de Canarana que averiguassem se existia ligação entre os dois detidos com o caso no estado vizinho.

No decorrer da atividade investigativa, os policiais civis receberam a informação de que havia um caminhoneiro da cidade de Vila Rica/MT desaparecido, após ter ido para Querência/MT fazer a entrega de tijolos. No boletim de ocorrência, a família dizia ter mantido contato com o caminhoneiro pela última vez na data de 27/09/2012, quinta-feira. Em seguida, foi repassada a informação à Polícia Judiciária Civil de que o celular da vítima havia sido encontrado por uma pessoa em Canarana. A partir de então, os investigadores passaram a considerar que havia mais um elemento que ligava os dois detidos ao sumiço do caminhoneiro na região.

Encaminhadas as fotos dos suspeitos ao Estado de Mato Grosso do Sul, a vítima de sequestro reconheceu os dois indivíduos como sendo os autores do crime em 18/09/2012. A Delegada de Campo Grande, então, representou pela Prisão Preventiva dos dois homens, que foi decretada pela comarca de Nioaque/MS na sexta- feira 28/09/2012, e cumprida em Canarana no mesmo dia. 

Por fim, os dois homens, ao perceberem que não havia mais como negar o envolvimento com o sumiço do caminhoneiro, resolveram confessar que realmente possuíam envolvimento com o crime. Um deles disse aos policiais que o caminhoneiro havia sido “rendido” no trevo de Querência, situado a 25 quilômetros de Ribeirão Cascalheira/MT. Um dos indivíduos disse também que o caminhoneiro, EDSON LUIZ, 33 anos, já estava morto. Em seguida, em companhia de policiais das cidades de Nova Xavantina, Canarana, Ribeirão Cascalheira e Querência, os averiguados indicaram o local exato onde o corpo do caminhoneiro se encontrava. O Delegado que comandou a operação, Marcos Leão, disse que existia a expectativa de se encontrar a vítima ainda com vida, embora amarrada no meio do mato. Mas, a hipótese de o caminhoneiro já estar realmente morto também foi considerada pela Polícia. 

O corpo de EDSON LUIZ foi localizado na manhã de sábado, 29/09/2012, por volta de 11 horas, numa região de mata, de difícil acesso, distante cerca de 100 metros da rodovia BR 158. A arma utilizada no crime é uma pistola, cal. 380, e estava escondida em um compartimento do veículo GM/MERIVA, cor vermelha, utilizado pelos suspeitos. Diante desse fato, o Delegado Marcos Leão autuou em flagrante delito Jander Pereira Vasconcelos e Magno Santana Soares pelos crimes de Latrocínio (roubo seguido de morte) e Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido.

A Polícia Judiciária Civil também concluiu que houve a participação de uma terceira pessoa no crime, podendo, inclusive, existir um quarto indivíduo. Trata-se de Roberto Santos da Silva, vulgo “Mangulão”, residente na cidade de Vila Rica, o qual mantinha certa amizade com a vítima. Para a Polícia, o fato de ser conhecido do motorista, facilitou a emboscada, já que o caminhoneiro foi atraído para o local onde foi feito refém sem desconfiar de nada. O ardil utilizado por “Mangulão”, que, segundo os outros dois envolvidos, era o chefe do esquema, baseou-se no pedido de carona feito por ele ao caminhoneiro.

Ainda de acordo com a Polícia Judiciária Civil, em princípio, “Mangulão” foi o responsável pela condução, a Mato Grosso do Sul, do veículo carreta (cavalo, placa NJU-9173/MT, e reboque, placa NPD-9483/MT). O trabalho investigatório continua, inclusive para se se efetuar a prisão do foragido “Mangulão” e a identificação de outros supostos envolvidos. Além disso, pelo que já foi apurado, os ladrões possuem conexão no Paraguai, para onde são levados os caminhões roubados. Depois das formalidades de praxes, os dois autuados foram encaminhados à Cadeia Pública de Canarana, onde se encontram à disposição de Justiça.

 

 

 

 

 

 

Confira Mais Notícias