Morte de indígena em acidente: Delegado informa
Atualizada 15 set 25
CAMPINÁPOLIS - Identificado o nome do indígena morto em acidente de trânsito na noite de 8 de setembro em uma estrada a 500 metros da cidade de Campinápolis.
A informação é do delegado de polícia. Dr. Adriano Cavalheri está conduzindo o Inquérito Policial que investiga as causas da morte do xavante.
Uma moto conduzida por Clóvis Júnior Tsowahoire Xavante colidiu com um caminhão. Também foi identificado o motorista do caminhão, V.M, que deve prestar depoimento nos próximos dias.
Serão coletados ainda depoimentos de parentes e conhecidos da vítima.
Abaixo outras informações.
===================
Atualizada 11 Set 2025
Morte de indígena em acidente: Politec emitirá laudo - veja reportagemÁGUA BOA - O Gerente Regional da Politec informa que foi feita a perícia do local do acidente entre um caminhão e uma moto que deixou um indígena morto.
O acidente foi na noite de segunda-feira, 08 de setembro, a cerca de 500 metros do perímetro urbano de Campinápolis.
Paulo Barbosa disse que os indígenas apenas não permitiram a necropsia do xavante morto.
O laudo técnico do local do acidente apontando responsabilidades será emitido em breve para ser anexado ao Inquérito Policial.
Veja reportagem:
============================================================
Calmaria em Campinápolis após revolta indígena - veja reportagem
Atualizada 10 Set 2025CAMPINÁPOLIS - A situação está calma hoje depois de um princípio de revolta indígena ontem.
A declaração é do comandante regional da Polícia Militas. O tenente coronel Gyancarlos Cabelho (13º CR) ressaltou que o policiamento continua reforçado hoje na cidade.
Ele afirmou que o gerenciamento da crise foi perfeito, conseguindo contornar a situação através de negociação.
Uma reunião entre as forças de segurança, Justiça, Ministério Público Estadual e demais representantes, negociou uma solução pacífica para o conflito.
A estrada que havia sido bloqueada por algumas horas pelos indígenas está liberada ao trânsito.
Veja reportagem:
====================================================
Acidente causa morte de indígena; aldeões seguem revoltados
Atualizada às 15h 20minCAMPINÁPOLIS - Após a morte em acidente de um indígena ontem á noite, alguns xavantes continuam na cidade de Campinápolis.
Alguns indígenas queriam tomar os policiais civis como reféns ontem à noite, durante o início das investigações em torno do acidente que vitimou um indígena.
À noite passou com clima de apreensão em Campinápolis. Hoje com aumento do efetivo policial, ainda assim, alguns indígenas continuam revoltados.
Hoje, alguns aldeões fizeram uma barricada em uma estrada de acesso ao interior e ninguém estava passando.
As forças policiais receberam apoio de efetivo e esperam encontrar uma solução pacífica ainda esta tarde.
---------------------------
Atualizada 10h 30min
CAMPINAPOLIS – Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um caminhão Mercedes Benz causou a morte de um indígena e revolta. Ontem à noite por volta das 19h, as forças policiais de Campinápolis foram acionadas, após o acidente ocorrido a cerca de 500 metros do perímetro urbano na estrada que liga com Santo Antonio do Leste.
Quando a Polícia Civil chegou ao local já encontrou um grupo de indígenas revoltados. Eles chegaram a impedir o trabalho da Polícia Civil e da Politec, sequestraram uma viatura da PJC que foi impedida de sair do local.
Segundo relato do delegado Dr. Adriano Cavalheri, os indígenas também impediram os trabalhos da perícia e ainda impediram a movimentação dos dois policiais civis de plantão. Além disso, alguns indígenas queriam levar os policiais civis para a aldeia.
Somente com a chegada de um terceiro policial civil em veículo particular possibilitou a saída dos colegas. Já o motorista do caminhão fugiu para não ser linchado pelos indígenas. Até agora a pouco, a polícia civil ainda não sabia quem era o condutor do caminhão nem o nome do indígena falecido no acidente.
Como os indígenas negaram remover o corpo para necropsia, ficaram impedidos e totalmente prejudicados os serviços legais pertinentes ao caso. Houve tentativa de negociação com a CASAI de Campinápolis para que a necropsia fosse feita no local, mas isso também foi negado, atribuindo à uma questão cultural indígena.
Neste meio tempo, indígenas atearam fogo no caminhão que ficou completamente destruído. A informação inicial é de que a moto colidiu lateralmente com o caminhão. Porém, o local do acidente não pode ser periciado para fins de atribuição de responsabilidades.
As informações foram repassadas pelo delegado Dr. Adriano Bernardi Cavalheri.
====================
Acidente de trânsito com morte revolta indígenas - veja vídeo
CAMPINÁPOLIS - Acidente de trânsito envolvendo um indígena e um caminhão causou repercussão.
A primeira informação é de que o indígena veio a óbito.
Quando as forças policiais e a Politec estavam fazendo levantamento do local da tragédia, indígenas investiram contra o caminhão, ateando fogo e destruindo o veículo.
Por causa disso, o comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Gyancarlos P. Cabelho promoveu reforço no policiamento em Campinápolis.
Veja reportagem:
