Acidente em silo graneleiro causa uma morte - ATUALIZADO
CANARANA – Na tarde desta quinta feira (02.05), um acidente de trabalho foi registrado em um silo graneleiro de Canarana. Segundo as primeiras informações extraoficiais, o acidente ocorreu no silo da empresa Volta Grande Armazéns Gerais, matando um trabalhador. Três homens trabalhavam no silo graneleiro quando, ao que tudo indica, a tubulação do triturador de soja, que é usado para escoar os grãos, entupiu.
Quando o trabalhador desceu para desentupi-lo, aconteceu o trágico acidente. A Politec de Água Boa esteve no local do acidente realizando o levantamento técnico. O acidente aconteceu por volta das 16hs, quando o trabalhador morreu triturado. Segundo informações da polícia, alguns homens estavam dentro de um silo, onde a soja não dava vazão por ter entupido o canal de escoamento. O trabalhador foi tentar desentupir quando aconteceu o acidente. Ele acabou sendo puxado pela tubulação parecida com um triturador.
Ele teria ficado somente com os braços para fora porque os outros homens tentaram puxá-lo. Segundo o investigador Molina, a cena é chocante. O corpo da vítima João Antonio da Silva, foi retirado e trazido à Água Boa para necropsia na Politec. No momento do acidente, os colegas tentaram resgatar a vítima, mas quase foram tragados. Um dos funcionários conseguiu desligar o equipamento, porém, infelizmente o corpo do trabalhador já havia sido triturado. A Polícia Civil fez o isolamento do local para a realização de perícia. O silo tem capacidade de 100 mil sacas/ 60 kg c.
Com esse, já é o sétimo trabalhador que morre em silos de grãos somente neste ano em Mato Grosso, cinco em Canarana. No último dia 21.04 aconteceu uma grande tragédia em um armazém da Cargill de Canarana, matando 4 pessoas. No ano passado (dia 21.04.2012) um trabalhador de apenas 20 anos também acabou morrendo de forma semelhante em um armazém da Caramuru de Canarana.