Polícia civil cumpre mandados detendo duas pessoas
NOVA XAVANTINA - Operação conjunta da Polícia Judiciária Civil com a Polícia Militar, deflagrada na última quinta-feira, 27/02/2014, em Nova Xavantina, resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e na prisão em flagrante de dois indivíduos. A operação, denominada “Xavantina”, visou concluir apenas uma fase do círculo investigatório empreendido em virtude do envolvimento de diversos indivíduos no comércio ilegal de drogas. O comércio de substâncias entorpecentes, realizado pela organização criminosa, com ramificações em diversas cidades de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, era investigado pela Delegacia de Nova Xavantina desde fevereiro de 2013. Ao longo das investigações, diversas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, dentre outros crimes, foram presas em flagrante delito.
A operação contou com o apoio das delegacias de Ribeirão Cascalheira, Canarana, Água Boa e de Campinápolis. Durante a ação policial foram aprendidas 24 “cabecinhas” de pasta-base de cocaína, totalizando 263 gramas, 46 munições cal. 22, um cartucho cal. 38 e uma munição cal. 7.62.
A aludida atividade investigativa também visava apurar o envolvimento de policiais civis no tráfico de drogas, pois havia chegado à Delegacia de Polícia de Nova Xavantina informação anônima, oriunda da Ouvidoria do Estado de Mato Grosso, de que quatro investigadores atuavam na mercancia ilícita de substância entorpecente. No entanto, durante as investigações, constatou-se que apenas dois deles tinham desvio de conduta; Um deles, lotado em Nova Xavantina, em princípio, envolvido no tráfico, e outro, lotado em Água Boa, no uso de drogas.
O Delegado Marcos Leão, que coordenou a operação, considerou positivo o resultado da operação. Asseverou ainda que o trabalho desenvolvido propiciará uma sensação de segurança à população, visto que a maiorias dos usuários de drogas praticam crimes contra o patrimônio a fim de trocar os objetos subtraídos por substância entorpecente. Afiançou também que, na verdade, os traficantes são os maiores receptadores de objetos furtados e roubados.
De acordo com o Delegado, o comportamento criminoso dos investigadores de polícia será objeto de reprimenda, não só criminal, como administrativo-disciplinar, pois a instituição policial não coaduna com esse tipo de atitude. É inadmissível o envolvimento de agentes da lei com delinquentes, pois coloca em risco a credibilidade da Polícia perante o corpo social e denigre a imagem da corporação.
Depois de cumpridas as formalidades de praxe, os autuados foram encaminhados à Unidade Prisional local, onde se encontram à disposição da Justiça. (Assessoria da Polícia Judiciária Civil de Nova Xavantina)