Abaixo assinado pela Segurança Pública
ÁGUA BOA – A Rádio Interativa e a Câmara de Vereadores pretendem firmar parceria para promover um abaixo assinado junto à população água-boense. Ontem, a direção da emissora e o presidente da Câmara, José Ari Zandoná, fizeram o primeiro contato para dar prosseguimento ao debate sobre a segurança pública realizado em nossa emissora. Ficou claro durante o debate que é preciso pressionar o governo do Estado para que implante a estrutura necessária prevista na Lei das Execuções Penais. A falta de uma cadeia pública e a falta de um albergue acarretam inúmeros problemas sociais em nossa cidade. A Câmara de Vereadores vai analisar a proposta dessa parceria na próxima sessão do Legislativo, a fim de coletarmos assinaturas e apoio popular como forma de pressionar as autoridades. Itens do Abaixo-assinado:
- Reivindicamos a urgente construção de um Albergue em Água Boa para contemplar reeducandos que progridem de regime para o semiaberto no cumprimento de penas condenatórias.
- Reivindicamos a urgente construção de uma Cadeia Pública em Água Boa para abrigar os presos provisórios, que hoje são colocados junto com os detentos já sentenciados na Penitenciária Regional Major Zuzi.
- Reivindicamos que o Governo do Estado promova o deslocamento dos presos que cumprem pena na Penitenciária Regional Major Zuzi de Água Boa, de volta para suas comarcas de origem. Atualmente, estes reeducandos acabam soltos nas ruas de Água Boa, causando enorme problema social, e também prejuízos ao erário público municipal, que muitas vezes tem de bancar passagem, estadia e alimentação. Essas despesas são de responsabilidade do governo do Estado, que está omisso.
- Reivindicamos que o Governo do Estado contrate mais homens, adquira mais viaturas, armamento e equipamentos em geral, para melhor aparelhar as Polícias Civil e Militar e a Politec de Água Boa, no Médio Araguaia.
- Reivindicamos que o Governo do Estado promova obras e serviços que se fazem urgentes e necessários, para acabar com o crime ambiental que é o despejo do esgoto da Unidade Prisional Major Zuzi direto no meio ambiente.
- Reivindicamos que o governo do Estado envie todos os materiais necessários para a manutenção dos reeducandos da Penitenciária Regional Major Zuzi. É constante e costumeira a falta de colchões, forro de cama, material de higiene e limpeza nas celas, e outros materiais, cuja responsabilidade é do governo do Estado. Nos próximos dias, a população será chamada para assinar o documento a fim de encaminharmos isso ao governo.
- Outros itens