Mais de 300 bebês nasceram em Querência durante o ano de 2021
QUERÊNCIA - Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada no dia 09 de dezembro de 2021, foram apresentados os relatórios com dados e informações sobre a saúde municipal durante o primeiro e segundo quadrimestre de 2021.
No 1º Quadrimestre de 2021, houve 151 nascidos vivos no município de querência, sendo contabilizados no relatório do Conselho de Saúde, apenas os de residência. Ocorreu aumento da porcentagem de partos cesarianos no primeiro quadrimestre sendo 67,5% dos partos.
No segundo quadrimestre do ano de 2021, a taxa de parto cesárea se manteve alta sendo que 66,66% dos partos não ocorreram de forma natural. .A ocorrência de parto cesárea é uma tendencia nacional, dada a falsa sensação de segurança e planejamento dos partos.
A gestão para o ano de 2021, pactuou a Proporção de parto normal no SUS e na população suplementar de 40%, os dados apresentados atualmente é de 32,45% no 1º quadrimestre e 33,33% no 2º quadrimestre em anos anteriores o município apresentou esse mesmo comportamento, não fugindo a realidade nacional.
Ainda de acordo com o Conselho de Saúde, é preciso investir em um pré natal de qualidade e multiprofissional, atuando junto ao hospital de referência que também deverá implantar protocolos e classificações que assegurem um parto vaginal tranquilo e com redução de riscos a saúde da mulher e da criança.