Featured

ACERC envia ofício à Vigilância Sanitária de Rib. Cascalheira para auxiliar empresas irregulares

Atualizada - 19/jan/23 - às 17h35
rcoficia1901iappe23RIBEIRÃO CASCALHEIRA – O Presidente da Associação Comercial de Rib. Cascalheira (ACERC), Alexandro da Rocha, enviou oficio à Vigilância Sanitária do município, nesta quinta (19), oferecendo auxilio ao órgão e solicitando, se possível, uma lista com as empresas que necessitam de regularização quanto à normas sanitárias, para que a ACERC possa auxiliar essas empresas e conscientiza-las, da necessidade de atendimentos as exigências sanitárias cobradas.

O documento também, parabeniza o trabalho da Vigilância de RC e se coloca à disposição do órgão, para qualquer tipo de ajuda.

=============================================

Atualizada - 19/jan/23

1801iappercfotoentrevistaRIBEIRÃO CASCALHEIRA – A Coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Hallana Willig, esteve nesta quarta (19), nos estúdios da Rádio Interativa FM, no Centro de Ribeirão Cascalheira, orientando os comerciantes e população local, sobre as exigências sanitárias da legislação nacional atual e também falando sobre as fiscalizações realizadas até agora nos comércios locais e que continuam durante todo o ano de 2023.

Hallana Willig disse que, as fiscalizações sanitárias, ocorrem durante todo o ano e até agora, produtos foram da validade, foi o problema mais encontrado. Produtos de origem animal, não foram encontrados com características impróprias para o consumo. Isso mostra que, os comerciantes estão se atentando, em não só seguir a legislação, mas em fornecer produtos dentro dos padrões de qualidade para o cliente.

Mas, alguns comércios locais, ainda devem seguir algumas normas e ficar atentos aos produtos nas prateleiras, em relação ao prazo de validade, e também, se estes seguem os padrões sanitários, como etiquetação e informações contidas nos rótulos, principalmente nos produtos de origem animal.

Outro detalhe, apontado pela Coordenadora da Vigilância de RC, é que o consumidor não deve comprar carne que não tenha sido moída na hora e sim pedir para que o estabelecimento, moa na hora da compra. Muitos estabelecimentos confundem esta regra da carne pré-moída, pois, em 2022 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitiu somente para as indústrias de carne, reguladas pelo SIF, que vendam, seguindo uma série de normas sanitárias, carne moída em pacotes de até 1kg.

A médica veterinária do Indea/MT e coordenadora do Sistema de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal, Fernanda Rocco, explica que deixar a carne moída exposta no balcão refrigerado nunca foi permitido, independente desta nova norma do MAPA. “O varejo é fiscalizado pela Vigilância Sanitária. As carnes moídas não podem ser expostas em gôndolas, elas precisam ser moídas na hora ou estar embalada como produto, mas, para isso, o estabelecimento precisa estar registrado com SIF”, disse.

Em Ribeirão Cascalheira, a população tem um canal de denúncias exclusivo para contato direto com a Vigilância Sanitária do município. WhatsApp ou ligação: (66) 9.9909-4985. Hallana Willig reforça que, a população deve denunciar na hora que flagrou algo irregular, pois, em casos de apreensão de produtos, autuação de estabelecimentos, por exemplo, a Vigilância Sanitária deve, flagrar o ato.

A Vigilância Sanitária, está também disponível aos comerciantes, para dúvidas e como proceder em casos que pode sofrer fiscalização.

A saúde pública deve ser levada a sério.

================================

DB82AC80 AAEA 456F 95CF 5DFC3FA85132RIBEIRÃO CASCALHEIRA - A Vigilância Sanitária do município de Ribeirão Cascalheira, está fiscalizando os comércios da cidade, visando garantir segurança e qualidade nos produtos vendidos.
Durante a fiscalização, os servidores da Vigilância Sanitária encontraram produtos fora do prazo de validade, produtos danificados e ainda rasurados e sem identificação.
Segundo a responsável pela Vigilância Sanitária de Ribeirão Cascalheira, Hallana Willig, a equipe de fiscalização apreende os produtos irregulares encontrados, gerando multas de acordo com o código sanitário do município e o tipo de produto.
A fiscalização dos comércios dura o ano todo. Nesta etapa, foi iniciada fiscalização no setor de alimentação e bebidas, e após, no setor de cosméticos e estabelecimentos de saúde. Ainda foram atualizados os Alvarás Sanitários.
As denúncias podem ser feitas diretamente a Vigilância Sanitária de Ribeirão Cascalheira, pelo número (66) 9909-4985.
O Secretário de Saúde, Fausto Francisco, afirmou que, a Vigilância Sanitária, realiza um importante trabalho, e fiscalizações como essas, garantem que os produtos comercializados no município, sigam os padrões de qualidade exigidos pela legislação e requisitos de saúde.

A participação da população em denunciar irregularidades, é não só de extrema importância, mas também, uma obrigação do cidadão.

Confira Mais Notícias