Vacina Pfizer é liberada para crianças de 6 meses sem comorbidades em Água Boa
Atualizada - 14/jan/22
ÁGUA BOA - A Prefeitura e Secretaria de Saúde do município, começou ontem (13), a vacinação contra a Covid-19 para o público geral (com ou sem comorbidades) de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A medida segue orientação do Ministério da Saúde e considera os riscos de infecção e agravamento da doença entre o público infantil, visto que a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos contra a covid-19 poderá evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações, SRAG e óbitos, além de complicações como a SIM-P e condições pós-covid-19.
Além disso, foi levado em consideração a eficácia e segurança apresentada pela vacina e o parecer favorável da Anvisa.
A vacinação do público infantil acontece toda sexta-feira, na ESF Primavera. É preciso apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS. A equipe da imunização reforça que caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação assinado pelos pais ou responsáveis.
Vale ressaltar que também foi liberada a dose de reforço para o público de 5 a 11 anos, que tomaram a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos 4 meses. Veja quem mais pode se vacinar:
12 a 29 anos de idade: 1ª e 2ª DOSE + 1ª DOSE DE REFORÇO (3 doses)
30 anos ou mais: 1ª e 2ª DOSE + 1ª e 2ª DOSE DE REFORÇO (4 doses)
Conferir o intervalo entre as doses na unidade de Saúde.
ASCOM
=========================================ÁGUA BOA - A Secretaria Municipal de Saúde informa que as crianças de 5 a 11 anos, que tomaram a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos 4 meses, já podem tomar a dose de reforço contra a Covid-19 em Água Boa.
A vacinação acontece no ESF Primavera, das 7h30 às 19h, não esqueça a caderneta de vacinação.
O Ministério da Saúde explicou que, no início, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 estabeleceu grupos prioritários, pois naquele momento não havia disponibilidade de doses de imunizantes no mercado mundial para o atendimento simultâneo de toda a população vacinável.
Porém, com a disponibilidade de novos imunizantes e devido a mudança no cenário epidemiológico, novas estratégias foram incorporadas ao Plano incluindo a recomendação para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação com doses de reforço para crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 poderá evitar infecções graves pelo SARS-CoV-2, hospitalizações, SRAG e óbitos, além de complicações como a SIM-P e condições pós-covid-19.
A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos, acontece no ESF Primavera, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.
A orientação do Ministério da Saúde considera estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar. (Ascom).